Como a qualidade do sono impacta no desempenho escolar em crianças? - Sinopsys Editora
0

Como a qualidade do sono impacta no desempenho escolar em crianças?

02 de Março de 2015

Ter certeza de que as crianças em idade escolar conseguiram dormir em uma hora regular é muitas vezes uma luta para os pais. Mas um estudo realizado por pesquisadores da Universidade McGill e do Instituto Universitário de Saúde Mental Douglas, em Montreal, Canadá, sugere que vale a pena o esforço: os pesquisadores descobriram que uma boa noite de sono está associada a um melhor desempenho em matemática e linguagens - assuntos que mais tarde serão indicadores poderosos de aprendizagem e sucesso escolar.
Nos resultados publicados recentemente na revista Sleep Medicine, os pesquisadores relataram que "a eficiência do sono" está associada com o desempenho acadêmico superior nos indivíduos-chave. A eficiência do sono é um indicador da qualidade do sono que compara a quantidade de tempo real do sono com o tempo total passado na cama.
"Nós acreditamos que as funções executivas (as habilidades mentais envolvidas no planejamento, atenção e multitarefa, por exemplo) estão na base do impacto do sono sobre o desempenho acadêmico, e essas habilidades são mais críticas em matemática e línguas do que em outros assuntos", diz Reut Gruber, psicólogo clínico infantil que liderou o estudo. "Sono curto ou conturbado é um fator de risco significativo para o desempenho acadêmico pobre que é frequentemente ignorado", diz Gruber.
A equipe de pesquisa de Gruber, em colaboração com o Conselho Escolar Riverside em Saint-Hubert, Quebec, estudou 75 crianças saudáveis entre 7 e 11 anos de idade. O sono noturno das crianças foi monitorado por actigrafia, que utiliza um dispositivo como um relógio de pulso para avaliar o sono medindo movimentos. "Calculamos a média ao longo de cinco noites para construir padrões de sono habitual das crianças e correlacionar os dados com suas notas escolares", diz Gruber.
Os resultados ressaltam a importância de identificar problemas de sono que de outra forma passariam despercebidos. Isso não significa que os pais precisem se apressar e ter seus filhos testados em clínicas do sono, mas aponta para uma necessidade de o pediatra incorporar questões sobre o sono em exames de rotina.
O estudo sugere que muitas crianças podem ter alguns problemas de sono que ninguém tem conhecimento. E se o pediatra não perguntar sobre isso, fica difícil de saber que existe um problema. Rastreio regular para possíveis problemas de sono é particularmente importante para os alunos que apresentam dificuldades em matemática, linguagens ou leitura.
FONTE: McGill University. (2015, January 8). All in a good night`s sleep: How quality of sleep impacts academic performance in children. Science Daily. Retrieved January 13, 2015 from 
Outras do Blog

Tags

Qualidade do sono, Desempenho escolar, Crianças, Terapia cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?