Compreendendo a anorexia! - Sinopsys Editora
0

Compreendendo a anorexia!

24 de Março de 2015

Transtornos alimentares são condições graves associadas com significativa mortalidade e aflição debilitante. Anorexia nervosa, em particular, está associada com maiores taxas de mortalidade e de suicídio em comparação com seus pares saudáveis. As mulheres com anorexia apresentam até 12 vezes mais probabilidade de morrer de qualquer causa, e cerca de 57 vezes mais probabilidades de morrer de suicídio.

O melhor preditor de resultado positivo do tratamento em anorexia nervosa é a detecção precoce e intervenção. Aqueles que sofrem de transtornos alimentares muitas vezes sentem vergonha e se isolam. Crianças que sofrem de anorexia podem ter dificuldade de entender e explicar seus sintomas. Assim, por uma variedade de razões, muitos sofrem em silêncio e sigilo, o que pode servir para atrasar a intervenção perigosamente.

O que faz com que algumas pessoas desenvolvam anorexia?

Primeiro, é importante reconhecer que há um componente genético para anorexia. Alguém com um parente de primeiro grau que teve anorexia tem um risco muito maior para a anorexia do que alguém sem história familiar. Assim, os indivíduos têm diferentes níveis de "predisposição" biológica para anorexia. Outros fatores de risco se dividem em duas categorias: 1) fatores de risco para problemas psiquiátricos em geral, incluindo anorexia; e 2) fatores de risco específicos para anorexia.

Fatores de risco gerais incluem mau humor, uma história de trauma físico e sexual, problemas familiares gerais, e um pai com um transtorno psiquiátrico. Estes todos parecem aumentar o risco de problemas de saúde mental posteriores, incluindo distúrbios alimentares.

Fatores de risco específicos para a anorexia incluem: ser do sexo feminino, idade (início da adolescência é o momento privilegiado para o início), o perfeccionismo, o alto conflito parental, pais altamente exigentes e as preocupações sobre forma e peso (e dieta subsequente). Forma e peso são preocupações que podem ser intensificadas pela participação em esportes competitivos, tais como ginástica, trilha, natação ou dança, onde forma e peso são frequentemente relacionados com o desempenho.

Por que a anorexia é mais prevalente em mulheres?

Dos que sofrem de anorexia, apenas cerca de 10 por cento são do sexo masculino. Parece que fatores culturais pelo menos parcialmente explicam essa discrepância entre os sexos; magreza é mais importante para a nossa cultura da "beleza feminina ideal"; não há um padrão equivalente para os homens. Assim, os homens, em geral, têm menos insatisfação com seus corpos e são, portanto, menos propensos do que as mulheres à dieta para perda de peso, mesmo se eles estão com sobrepeso. Esta disparidade é significativa porque a insatisfação corporal e dieta são fatores de risco para a anorexia.

Há novos tratamentos promissores em desenvolvimento?

Anorexia é notoriamente difícil de pesquisar e tratar. Eficácia do tratamento tem sido geralmente decepcionante devido a uma série de fatores, incluindo a ambivalência sobre a recuperação intrínseca à desordem. Um tratamento psicológico que parece particularmente promissor é a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). O psicólogo da Universidade de Oxford Christopher Fairburn e seus colegas têm feito progressos impressionantes com suas pesquisas de tratamento recente na Europa; eles já realizaram rigorosos testes clínicos CBT-E para adolescentes e adultos com anorexia. O mais importante preditor de resultado positivo na anorexia é a identificação e intervenção precoce. Em geral, quanto maior for a duração da doença antes do tratamento, pior é o prognóstico.

FONTE: Philadelphia College of Osteopathic Medicine. (2015, February 19). Understanding anorexia. Science Daily. Retrieved February 24, 2015 from http://www.sciencedaily.com/releases/2015/02/150219101345.htm

Outras do Blog

Tags

Anorexia, Transtornos, Transtornos alimentares, Tratamento da anorexia, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?