Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar - 2ª edição - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h às 23:59h, sem fechar ao meio-dia (Exceto em feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
Carrinho
Produtos

0
Produto sinopsys Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar - 2ª edição

Baralho de problemas: lidando com transtornos da infância e adolescência em busca do bem-estar - 2ª edição

Renata Ferrarez Fernandes Lopes, Ederaldo José Lopes

R$ 159,00 5 x de R$ 31,80 sem juros

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

Com o objetivo de oferecer a psicólogos e psicopedagogos clínicos um instrumento de investigação dos problemas psicológicos que afetam a infância e a adolescência, esta 2ª edição vai além de uma boa descrição de como utilizar uma técnica lúdica que auxilia o terapeuta a desvendar os problemas apresentados por crianças e adolescentes. O baralho permite ao cliente selecionar, a partir de um conjunto de 150 cartas, frases que descrevem suas dificuldades afetivas, cognitivas e comportamentais, expressando-as de forma objetiva e clara, com base em uma tarefa de identificação de dificuldades ligadas aos transtornos psicológicos descritos nas cartas. Uma vez selecionadas as cartas, os temas passam a ser investigados de modo mais extenso, a partir de questões sugeridas pelo clínico.

Esta nova edição surge como material complementar e combinatório no cotidiano da prática clínica. Auxilia na formulação de listas de problemas e metas e na hierarquização destas. O material conta com mais cartas e está adaptado para o contexto pandêmico atual e para o contexto pós-pandêmico porvir. Compõe-se de 14 capítulos que vão de acordo com os manuais diagnósticos e com os avanços das Terapias Cognitivo-comportamentais, além disso, cada capítulo dispõe de quadros que auxiliam o uso do material.

Esta 2ª edição, atualizada e ampliada, fornece ao clínico uma visão global dos principais transtornos da infância e da adolescência, oferecendo uma base teórica sucinta, sustentada em estudos das abordagens cognitivo-comportamentais, no Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) e na Classificação internacional de doenças e problemas relacionados à saúde (CID-10).

Este baralho dispõe de formulários digitais.


O QUE VOCÊ ENCONTRA NESTE RECURSO TERAPÊUTICO


10 cartas de transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)

10 cartas de problemas escolares (P. E.)

10 cartas de transtorno da fluência (gagueira) e transtornos de tique (G. T.)

10 cartas de depressão infantil (D. I.)

10 cartas de ansiedade infantil (A. I.)

10 cartas de transtorno de oposição desafiante (TOD)

10 cartas de transtorno da conduta (TC)

10 cartas de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC)

10 cartas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

10 cartas de bulimia nervosa e comer compulsivo (B. N.)

10 cartas de anorexia nervosa (A. N.)

10 cartas de dependência de smartphone (D. S.)

10 cartas de dependência de redes sociais/bullying virtual (D. R. S./B. V.)

10 cartas de dependência de jogos on-line (D. J. O.)

10 cartas de habilidades sociais (H. S.)

1 carta termômetro


1 Manual


PÚBLICO-ALVO


Para uso clínico com crianças e adolescentes de 8 a 16 anos.

DIFERENCIAIS DA OBRA


Edição atualizada segundo os critérios diagnósticos do DSM-5 e da CID-10. Auxilia psicólogos na difícil tarefa de diagnóstico, mas não torna o processo psicoterapêutico estático, amparado exclusivamente nos sintomas, o que permite ao clínico, principalmente os menos experientes, ter pistas para definir diagnóstico e tratamento de forma mais rápida e eficiente. Nesta 2ª edição, foram incluídos dois novos capítulos sobre transtornos alimentares e dependência de internet (smartphone, redes sociais e jogos on-line), bem como um apêndice com os códigos dos transtornos segundo a CID-11, ainda não disponível no Brasil.

CONHEÇA OS AUTORES


Renata Ferrarez Fernandes Lopes
Psicóloga, bacharel e licenciada em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada em Teologia pela Faculdade Católica de Uberlândia. Mestra e doutora em Psicobiologia pela USP. Realizou pós-doutoramento em Psicobiologia também pela USP. É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicoterapia cognitivo-comportamental para adultos e crianças, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia focada no esquema para crianças e adolescentes, inteligência humana e psicologia/espiritualidade/religião.

Ederaldo José Lopes
Psicólogo, bacharel e licenciado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) - Ribeirão Preto. Mestre e doutor em Psicobiologia pela USP - Ribeirão Preto. Realizou pós-doutoramento em Filosofia da Mente e Ciências Cognitivas pela Universidade Federal de São Carlos. É professor titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do programa de pós-graduação em Psicologia da instituição (2019-2021). Tem experiência na área de psicologia, com ênfase em psicologia cognitiva experimental. Desenvolve trabalhos na área de fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia cognitiva e na área de fundamentos e medidas em psicologia. É associado pleno e membro efetivo do Conselho da Sociedade Brasileira de Psicologia.

DADOS TÉCNICOS


ISBN: 978-65-5571-072-4
Formato: 14x21 cm (manual) | 128 páginas (manual) | 151 cartas
Acabamento: Capa dura
Ano: 2022

_Veja também_

Saiba antes de promoções e lançamentos



Curso de Formação em Terapia do Esquema

de 28/01/2022 até 28/01/2023 - On-line e ao vivo no ZOOM.

Ler mais Outros Eventos

51 3600.6699

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
copyright © 2020 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados