Acesse sua conta
Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada
Rodrigo Giacobo Serra e Marcelo Goldstein Spritzer
ESGOTADO
SINOPSE
O Baralho de treinamento de pais apoia o/a terapeuta na psicoeducação dos pais mediante o desenvolvimento de estratégias e de habilidades que contribuam com a modificação de comportamentos de crianças de até 12 anos. O foco é a redução dos comportamentos desadaptativos, melhorando os sintomas apresentados. Nesta perspectiva, os pais aprenderão os princípios de controle de contingências, assim como serão estimulados a construir um padrão de relacionamento com seus filhos, baseado na validação emocional e em relacionamentos saudáveis na família. Os pais serão psicoeducados sobre a relação existente entre os seus pensamentos, emoções e as tomadas de decisão frente aos comportamentos do filho. Neste sentido, os processos de regulação emocional e de reestruturação cognitiva desenvolvidos neste baralho visam a instauração de práticas parentais mais assertivas.
O baralho é destinado para o trabalho terapêutico com pais de crianças de até 12 anos, com base na terapia cognitivo-comportamental. Trata-se de um protocolo clínico que se constitui de 13 passos. Cada passo segue uma lógica sequencial que possibilita desenvolver as habilidades necessárias para o passo seguinte do protocolo. O psicoterapeuta terá a sua disposição material de apoio (anexos, layout de aplicação), assim com as cartas do baralho que possibilitarão uma linguagem visual que possibilite o desenvolvimento do trabalho terapêutico com os pais de forma prática, estruturada e com uma linguagem acessível. Por fim, a expertise dos autores no tema é um dos diferenciais da obra, assim como a organização de um protocolo baseado em evidências e a ausência de instrumentos similares no Brasil.
Rodrigo Giacobo Serra
Psicólogo clínico. Especialidade no atendimento de crianças e adolescentes na abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental. Professor doutor do curso de Psicologia na FEEVALE. Professor convidado do Mestrado em Psicopatologia na Infância e Adolescência na Universidade Autônoma de Barcelona, Espanha. Professor em diversos estados do Brasil do Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência. Autor de artigos científicos em revistas internacionais na área de Psicopatologia da Infância e Adolescência.
Marcelo Goldstein Spritzer
Psicólogo e diretor da Spritzer Psicologia. Especialização em Terapias Cognitivo Comportamentais pelo InTCC. Foi coordenador e supervisor de estágios da Comunidade Terapêutica Donald Winnicott e psicólogo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Porto Alegre (APAE), desenvolvendo trabalho clínico com crianças, adolescentes e com seus pais e cuidadores. Foi docente e supervisor convidado do curso de especialização em Terapias Cognitivo Comportamentais (InTCC). Realiza atendimento individual e de grupos, sendo requisitado para dar palestras e workshops, assim como ministrar aulas em especializações e em universidades.
ISBN: 9788595011519
Formato: 17,5 x 25cm | 75 páginas (manual) 92 cartas | Peso: 443g.
Acabamento: Capa dura
Ano: 2020
Veja também
Intervenções e Treinamento de Pais na Clínica Infantil - 2ª edição
O livro Intervenções e treinamento de pais na clínica infantil, organizado por Marina Gusmão e Renato Maia...
Notar e anotar: guia de monitoramento para pais e filhos
Notar e anotar é um guia de monitoramento para pais e filhos utilizado principalmente no processo terapêutic...
Estudo de Casos em Terapia do Esquema
No livro Estudo de Casos em Terapia do Esquema as autoras apresentam seis relatos de casos, nos quais, como ex...
Guia prático da terapia cognitivo-comportamental para terapeutas de crianças e adolescentes
Este é um guia para o terapeuta que traz desde material de avaliação até técnicas de orientação e trata...