A ordem de nascimento influencia em traços de personalidade ou QI? - Sinopsys Editora

0

A ordem de nascimento influencia em traços de personalidade ou QI?

16 de Novembro de 2015

Para aqueles que acreditam que a ordem de nascimento influencia em alguns traços, tais como personalidade e inteligência, um estudo com 377 mil estudantes do ensino médio oferece uma boa notícia: Sim, primogênitos têm QIs mais altos e diferentes traços de personalidade do que os nascidos mais tarde na cronologia da família. No entanto, dizem os pesquisadores, as diferenças entre os nascidos antes e depois são tão pequenas que não têm relevância prática para a vida das pessoas. A análise é relatada no Journal of Research in Personality. 

O estudo foi liderado pelo professor de Psicologia de Illinois Brent Roberts, em conunto com a pesquisadora pós-doutoranda Rodica Damian. A análise constatou - como já havia feito um estudo anterior em grande escala - que primogênitos desfrutam de uma vantagem de um ponto em termos de QI em relação aos nascidos posteriormente, disse Damian. A diferença é estatisticamente significativa, mas sem sentido, disse ela.
A análise também revelou diferenças consistentes em traços de personalidade entre os nascidos primeiro e os nascidos mais tarde - primogênitos tendem a ser mais extrovertidos, agradáveis e conscienciosos, e tinham menos ansiedade do que os nascidos mais tarde, por exemplo -, mas essas diferenças eram "infinitamente pequenas", no valor de uma correlação de 0,02, disse Roberts.

"Em termos de traços de personalidade, uma correlação de 0,02 é pouco significativa. Você não vai ser capaz de se sentar com duas pessoas ao lado uma da outra e ver as diferenças entre elas. Não é perceptível por qualquer pessoa."
O estudo foi controlado para potenciais fatores de confusão - como status econômico de uma família, o número de filhos e a idade relativa dos irmãos no momento da análise - que podem distorcer os resultados, disse Damian. Por exemplo, as famílias mais ricas tendem a ter menos filhos do que outras famílias, e por isso têm uma maior proporção de "primeiros nascidos", que têm também mais acesso a recursos que podem influenciar o seu QI ou personalidade, ela disse.

"A mensagem deste estudo é que a ordem de nascimento provavelmente não deve influenciar significativamente em diferenças, porque não é significativamente relacionada com a personalidade ou o QI do filho", disse Damian.
Fonte: Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. (2015, 16 de julho). Massive study: Birth order has no meaningful effect on personality or IQ. Science Daily . Acessado 20 de julho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/07/150716124449.htm

Outras do Blog

Tags

Qi, Personalidade, Cronologia da família, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69