ACT: saiba mais sobre características teóricas e práticas - Sinopsys Editora
0
ACT: saiba mais sobre características teóricas e práticas

ACT: saiba mais sobre características teóricas e práticas

24 de Janeiro de 2022

A terapia de aceitação e compromisso (ACT) é uma abordagem moderna da psicologia que faz uso de intervenções de aceitação e mindfulness, juntamente com estratégias de compromisso e mudança comportamental, a fim de promover flexibilidade psicológica.

Diferentemente de abordagens cognitivo-comportamentais mais tradicionais, a ACT não busca alterar a intensidade ou a frequência de emoções e pensamentos indesejáveis.

Seu objetivo principal é cultivar a capacidade da pessoa de entrar em contato com o momento presente e, a partir do que a situação permite, modificar ou adotar um comportamento de acordo com os próprios valores.

Ou seja, se concentra em facilitar uma vida mais gratificante mesmo na presença de adversidades.


MUDANÇA


A terapia de aceitação e compromisso é definida como uma forma de psicoterapia da experiência, do comportamento e da cognição baseada na teoria do quadro relacional (RFT), cujas pesquisas surgiram do interesse em entender como os comportamentos verbais guiam outros comportamentos humanos.

Ela supõe uma grande mudança no que diz respeito às terapias anteriormente disponíveis. Principalmente em relação ao modo de as pessoas se relacionarem com seus conteúdos mentais.

Também é inovadora a rejeição a uma classificação diagnóstica, invocando como único elemento de análise e planejamento de intervenção o comportamento do paciente e sua função dentro de um contexto.


HEXAFLEX


Essa ligação com os princípios fundamentais do comportamento levou à criação de um modelo singular e de base empírica do funcionamento humano que compreende seis processos terapêuticos inter-relacionados: desfusão cognitiva, aceitação, contato com o momento presente (mindfulness), self como contexto, valores e ação comprometida.

O modelo do hexágono chamado hexaflex ilustra esses seis processos utilizados pela terapia de aceitação e compromisso para que o paciente alcance maior flexibilidade psicológica.

Cada um deles desempenha uma função importante no comportamento humano de se adaptar às mudanças e às circunstâncias desafiadoras da vida.


LIVRO


Terapia de Aceitação e Compromisso

Originalmente publicado em inglês, o livro"Terapia de aceitação e compromisso" ganhou sua versão em português pela Sinopsys Editora.

De autoria dos professores de psicologia Paul E. Flaxman, J. T. Blackledge e Frank W. Bond, faz parte da série "Características distintivas", que reúne os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as TCCs, destacando as características fundamentais de cada abordagem.

Coleção características distintivas


Trata-se de uma ferramenta de grande utilidade para iniciantes na área, psiquiatras e psicólogos experientes, assistentes sociais e outros profissionais que buscam um guia sucinto.

Paul E. Flaxman é professor associado de psicologia na City, University of London, Londres; J. T. Blackledge é professor assistente de psicologia na Morehead State University, Estados Unidos; e Frank W. Bond é professor de psicologia em Goldsmiths, University of London, Londres.

Abaixo, disponibilizamos um anexo do livro Aprendendo ACT: manual de habilidades da terapia de aceitação e compromisso para terapeutas, para você baixar gratuitamente!

Aprendendo ACT: manual de habilidades da terapia de aceitação e compromisso para terapeutas
Outras do Blog

Tags

ACT, terapia de aceitação e compromisso, TCC, terapias contextuais, terapias de terceira geração, distanciamento compreensivo, Steven Hayes, quadro relacional, RFT.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?