As pessoas otimistas têm corações mais saudáveis, diz estudo. - Sinopsys Editora
0

As pessoas otimistas têm corações mais saudáveis, diz estudo.

12 de Fevereiro de 2015

As pessoas que têm perspectivas otimistas sobre a vida têm significativamente melhor saúde cardiovascular, sugere um novo estudo que analisou a associação entre otimismo e saúde do coração em mais de 5.100 adultos. "Indivíduos com os maiores níveis de otimismo têm o dobro de chance de estar na saúde cardiovascular ideal em comparação com os seus homólogos mais pessimistas", disse a principal autora Rosalba Hernandez, professora de trabalho social na Universidade de Illinois, EUA. 
A saúde cardiovascular dos participantes foi avaliada através de sete métricas: pressão arterial, índice de massa corporal, glicemia em jejum plasma e de colesterol sérico, ingestão alimentar, atividade física e uso de tabaco. Os participantes, com idades variando entre 45 e 84 anos, também completaram questionários que avaliaram sua saúde mental, níveis de otimismo e saúde física, com base no autorrelato de diagnósticos existentes de artrite, doença hepática e renal.
Escores totais de saúde dos indivíduos aumentaram em conjunto com os seus níveis de otimismo. Pessoas que eram mais otimistas foram 50 e 76 por cento mais propensas a ter pontuações totais de saúde nas faixas intermediárias ou ideais, respectivamente.
A associação entre otimismo e saúde cardiovascular foi ainda mais forte quando as características sociodemográficas, como idade, raça e etnia, status de renda e educação foram incluídas. Pessoas que eram mais otimistas eram duas vezes mais propensas a ter a saúde cardiovascular ideal, e 55 por cento mais propensas a ter uma pontuação total em saúde na faixa intermediária, descobriram os pesquisadores.
Otimistas apresentaram melhores níveis de açúcar no sangue e colesterol total do que suas contrapartes. Eles também eram mais ativos fisicamente, apresentaram níveis mais saudáveis de massa corporal e eram menos propensos a fumar, de acordo com um artigo sobre a pesquisa que aparece na revista Saúde Comportamental e Análise da Política.
As descobertas podem ter relevância clínica, uma vez que um estudo de 2013 indicou que um aumento de um ponto no escore total de saúde de um indivíduo foi associado com uma redução de 8% no risco de acidente vascular cerebral, disse Hernandez. "Ao nível da população, mesmo essa diferença moderada na saúde cardiovascular se traduz em uma redução significativa nas taxas de mortalidade", disse Hernandez. "Esta prova, para a qual a hipótese é de ocorrer por meio de um mecanismo biobehavioral, sugere que as estratégias de prevenção que visam a modificação de bem-estar psicológico - por exemplo, o otimismo - podem ser uma potencial via para atingir o objetivo de melhorar a saúde cardiovascular dos americanos em 20% antes de 2020."
"Nós temos dados disponíveis para examinar otimismo no início do estudo e a saúde cardiovascular de uma década além desse início", disse Hernandez. Ela espera ter um resumo concluído em 2015.
FONTE: University of Illinois at Urbana-Champaign. (2015, January 9). Optimistic people have healthier hearts, study finds. Science Daily. Retrieved January 13, 2015 from 
Outras do Blog

Tags

Vida, Saudável, Otimismo, Saúde, Pessoas, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?