Atendimento psicológico online é para todos? - Sinopsys Editora

0

Atendimento psicológico online é para todos?

11 de Maio de 2020

Em tempos de pandemia e isolamento social, você deve estar tendo contato com dois tipos de pacientes: 

- Há aquele que não quis deixar de ir ao consultório para a sua sessão, pois em casa não se sente à vontade ou não tem um espaço adequado para essa conversa tão íntima. Esse paciente entende que a psicoterapia é uma atividade essencial para a sua vida e que, se todos tomarem as medidas de segurança adequadas, é possível dividir o mesmo ambiente.

- Do outro lado, está aquele paciente que não abre mão de atender à recomendação das autoridades pela contingência da Covid-19 e não sair de casa. Por isso, aderiu à terapia remota, em chamadas de vídeo no WhatsApp ou outros aplicativos de vídeo-chamada. 

Saber que existem estes dois perfis de paciente nos faz perguntar: o atendimento psicológico à distância funciona para todos? Em entrevista para o El Pais, o professor emérito e doutor em Psicologia pela Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) Juan José Sánchez Sosa afirma que "se não serve para todos, pode ser muito útil para a grande maioria, ainda que seja preciso levar em consideração vários fatores". 

Entre estes fatores, destaca-se a presença de várias pessoas da família em casa e a falta de um espaço mais privado para a conversa. Também em entrevista ao El Pais, Ana Paola Sáenz, professora da Universidade Iberoamericana, lembra que é essencial que haja "condições para poder fazer terapia por meios eletrônicos" e que um espaço de confiança, confortável e confidencial é a primeira e mais importante. 

No Brasil, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) inclui a realização de psicoterapia online desde 2018. Para isso, exige que o profissional faça um cadastro na plataforma e-Psi, o que possibilita a fiscalização dos trabalhos. A presidente do CFP, Ana Sandra Fernandes, lembra que, "independentemente de o serviço ser presencial ou remoto, o psicólogo está submetido ao mesmo regulamento ético". Por isso, o profissional precisa garantir a questão do sigilo, da proteção e da confidencialidade das informações referentes ao atendimento, assim como deve ocorrer na sessão presencial. 

Em entrevista à Agência Brasil, Ana Fernandes comenta que, antes da pandemia da Covid-19, o atendimento remoto era feito por alguns profissionais como ferramenta auxiliar. "Hoje, em função dessa realidade, se mostrou uma ferramenta importante. No caso das pessoas que já vinham fazendo atendimento presencial, a gente sempre orienta que seja avaliada a possibilidade de continuar esse atendimento [de forma online ou presencial]. Sobretudo, porque, se já era feito o trabalho psicoterápico antes, muito provavelmente já havia questões anteriores que vinham sendo analisadas", disse Ana.

Sánchez Sosa comenta que a psicoterapia à distância costuma ser mais efetiva quando vínculos de apoio com o especialista já existem, ou seja, quando é uma continuidade de um processo terapêutico que já iniciou, o que é referendado por Sáenz. As pessoas que já têm trabalho terapêutico têm maior efetividade, pois já existem laços de confiança", complementa.

Além da adaptação da psicoterapia com os pacientes ativos, você pode ter identificado também uma nova procura por atendimento psicológico. O confinamento, as incertezas econômicas, a preocupação com a saúde e os riscos frente à Covid-19 fizeram com que as pessoas tivessem dificuldade em se concentrar, dormir, entender e gerenciar as suas emoções... E, entendendo uma necessidade de conversar, buscaram ajuda através da escuta ativa ou procuraram por profissionais que estivessem fazendo atendimento online.

É importante frisar que as questões de saúde mental precisam ser tratadas. Mesmo que o atendimento online possa não ser o mais adequado para o perfil da pessoa, quando ela tem questões de instabilidade emocional ou está desenvolvendo algum transtorno, ela não pode abrir mão do acompanhamento.

Outras do Blog

Tags

atendimento online, covid-19, Psicologia, psicoterapia

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69