Beber álcool pode prejudicar a criança antes de a mãe saber que está grávida? - Sinopsys Editora
0

Beber álcool pode prejudicar a criança antes de a mãe saber que está grávida?

08 de Junho de 2015

O álcool bebido por um rato no início da gravidez muda a forma como os genes funcionam no cérebro da prole, mostra estudo finlandês recente. A exposição precoce também alterou a estrutura do cérebro da prole adulta. O momento da exposição corresponde a 3 a 6 semanas de gestação nos humanos, em termos de desenvolvimento fetal. Além disso, a exposição ao álcool sugere alterações semelhantes na função do gene em outros tecidos de ratos infantis. Estes resultados sugerem que o álcool provoca alterações permanentes para regulação de genes nas primeiras células de embrião em desenvolvimento.
A exposição ao álcool durante a gravidez pode prejudicar a criança de formas diferentes, incluindo dificuldades de aprendizagem, bem como deformidades congênitas. Os mecanismos através dos quais ocorre o impacto do álcool no desenvolvimento fetal ainda não são totalmente compreendidos, e diagnosticar o dano causado à criança é difícil.
No modelo com ratos, onde barragens com álcool foram dispostas no início da gravidez, os sintomas na prole foram semelhantes à síndrome alcoólica fetal (FAS) em seres humanos: diminuição da taxa de crescimento, mudanças estruturais semelhantes na área do rosto e hiperatividade correspondente. A exposição precoce começa na concepção e continua até que o sistema nervoso começa a se desenvolver. Nos seres humanos, corresponde às primeiras três ou quatro semanas após a concepção em termos de desenvolvimento - um período durante o qual a futura mãe muitas vezes desconhece estar grávida.
O início da gravidez é um tempo ativo para a divisão e diferenciação celular. Todos os diferentes tipos de células partilham uma cadeia de DNA semelhante, mas em cada um deles um único epigene é formado para regular a sua função no gene. Nesta fase, o embrião é vulnerável a influências externas, e quaisquer alterações podem se espalhar extensivamente para tecidos diferentes enquanto as células se dividem.
O estudo, liderado por Nina Kaminen-Ahola, queria determinar se consumir álcool no início da gravidez provoca alterações no epigene que regula genes do embrião. Além disso, os pesquisadores examinaram se as possíveis mudanças seriam vistas mais tarde na função dos genes e na estrutura do cérebro da prole. A investigação incidiu sobre o hipocampo, uma estrutura do cérebro importante para a memória e aprendizagem. Sabe-se que é particularmente sensível ao álcool. No estudo, a exposição precoce ao álcool modificou o epigene, bem como a função de vários genes no hipocampo de ratos infantis. Mudanças induzidas pelo álcool também foram vistas nas estruturas cerebrais da prole adulta: os hipocampos, bulbos olfatórios e ventrículos cerebrais. Além do hipocampo, o álcool causou alterações semelhantes à função do gene em dois tecidos diferentes dos ratinhos infantis - na medula óssea e no epitélio olfativo do focinho.
"Os resultados apoiam a nossa suposição de que o álcool altera permanentemente a regulação gênica em um estágio muito precoce", afirma Nina Kaminen-Ahola. "Isso seria significativo para os diagnósticos difíceis de dano induzido pelo álcool. Os mecanismos e marcadores biológicos que podem ajudar no diagnóstico são estudados para que possamos oferecer o apoio de desenvolvimento necessário devido ao dano o mais cedo possível. Idealmente, uma amostra de biopsia dentro da boca de um recém-nascido poderia revelar a extensão dos danos causados pela exposição precoce de álcool na gravidez", continua.
O estudo foi publicado na PLoS ONE.

FONTE: Universidade de Helsinque. (2015, 13 de maio). Can drinking alcohol harm the child before the mother knows she is pregnant? ScienceDaily . 
Acessado 18 de maio de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2015/05/150513145727.htm

Outras do Blog

Tags

Gravidez, Álcool, Criança, Gestação, Prejudicamento, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?