Borderline: saiba mais sobre este transtorno de personalidade - Sinopsys Editora
0
Borderline: saiba mais sobre este transtorno de personalidade

Borderline: saiba mais sobre este transtorno de personalidade

10 de Maio de 2021

Instabilidade de humor, impulsividade e irritabilidade são algumas das principais características de quem sofre com o Transtorno de Personalidade Borderline. A patologia ainda costuma acometer o paciente com comportamentos autodestrutivos e antissociais.


Embora não tenha origem única estabelecida, o TPB começa a mostrar os primeiros sintomas na adolescência, quando a personalidade está em formação. Por não conseguirem ficar sozinhas, as pessoas que têm o distúrbio mental tentam de todas as formas evitar o abandono, podendo apelar a extremos, como tentativas suicidas.


Esse sentimento de negligência também pode provocar medo intenso ou raiva. Com a tendência de idealizarem as pessoas próximas, o primeiro sinal que notam de desinteresse da outra parte causa extrema desilusão e a mudança do ponto de vista em relação aos outros pode ocorrer de forma dramática e abrupta. Essa característica reflete o pensamento maniqueísta de polarização do bem e do mal.


Sem controle sobre suas emoções intensas, o border tem explosões de raiva e irritação ao ser contrariado ou sentir frustração por algum motivo e sua impulsividade comumente leva à automutilação. Ele também costuma se autossabotar e suas alterações súbitas de humor podem durar algumas horas e, raramente, permanecem por dias a fio.




CAUSAS


Infâncias conturbadas costumam ser relatadas por pacientes que apresentam o Transtorno de Personalidade Borderline. Por isso, abuso de cunho emocional, verbal e sexual nesse período, assim como outros traumas, podem ser fatores desencadeantes da doença. Também há evidências de que a patologia pode estar ligada à genética. De modo que parentes de primeiro grau de pessoas acometidas com o distúrbio são cinco vezes mais propensas a desenvolvê-la.


Ainda há evidências da contribuição de distúrbios nas funções reguladoras dos sistemas cerebrais e de neuropeptídeos no aparecimento do distúrbio mental. Visto que os indivíduos com TPB possuem a parte do cérebro que regula as emoções menores e mais ativas, sendo reduzida também a porção cerebral responsável pelo autocontrole.



Transtornos da personalidade: estudo de casos desafiadores



QUALIDADE DE VIDA


Tecnicamente sem cura, o Transtorno de Personalidade Borderline costuma diminuir seus sintomas nos pacientes a partir dos 30 a 35 anos e tende a desaparecer depois dos 40 anos. No entanto o tratamento é fundamental para a qualidade de vida do indivíduo, visto que o distúrbio se mostra ainda na juventude.


O diagnóstico do TPB é feito por meio da descrição do comportamento da pessoa junto à observação do psicólogo ou psiquiatra. Também é importante a realização de exames fisiológicos, que ajudarão a descartar outras doenças que apresentam sinais semelhantes.


Comprovada a presença do distúrbio, o tratamento principal é a psicoterapia, que trabalha a maturidade emocional do paciente. Entre as intervenções psicoterapêuticas adotadas nesses casos, a Terapia do Esquema (TE) e a Terapia Comportamental Dialética (DBT) têm se mostrado muito efetivas. Somado à terapia, o uso de fármaco é feito conforme indicação médica. A internação hospitalar ajuda em casos mais graves.



 

Outras do Blog

Tags

Transtorno de Personalidade Borderline, Transtorno de Personalidade Limítrofe, Borderline, Limítrofe, Transtornos de Personalidade, Síndrome de Borderline

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?