Como diagnosticar e tratar o transtorno alimentar restritivo/evitativo? - Sinopsys Editora
0
Como diagnosticar e tratar o transtorno alimentar restritivo/evitativo?

Como diagnosticar e tratar o transtorno alimentar restritivo/evitativo?

03 de Agosto de 2022


Tal esquiva é baseada nas características sensórias do alimento (cor, textura, temperatura, cheiro e forma), importante aversão ao ato de comer e se manifesta por fracasso persistente em satisfazer as necessidades nutricionais.

Para que se possa diagnosticar essas características alimentares inadequadas como transtorno alimentar restritivo/evitativo, é necessário preencher um ou mais dos critérios abaixo mencionados.

São eles: perda de peso significativa, ou insucesso em obter o ganho de peso esperado, ou atraso de crescimento em crianças; deficiência nutricional significativa; dependência de alimentação enteral ou suplementos nutricionais orais; e interferência marcante no funcionamento psicossocial.


EXAMES NECESSÁRIOS


O diagnóstico de TARE deve incluir exames clínicos e laboratoriais para analisar a saúde geral do paciente e ver se há algum problema físico, como, por exemplo, alergias alimentares e distúrbios do trato digestivo.

Outro ponto importante a ser avaliado é se há a presença ou não de outros tipos de transtornos alimentares, como bulimia ou anorexia, uma vez que são diferentes.

A evitação alimentar existente no transtorno alimentar restritivo/evitativo não envolve preocupação com a imagem e o peso, mas sim dificuldade em conseguir interagir com certos alimentos, o que comumente ocasiona emoções como medo e nojo.

O TARE também não deve ser associado a pessoas que sofrem de carência alimentar e que evitam determinados alimentos por questões culturais.


EQUIPE INTERDISCIPLINAR


O tratamento do transtorno alimentar restritivo/evitativo geralmente envolve uma equipe interdisciplinar, que discute o caso e traça com a família e o paciente os objetivos terapêuticos.

Essa equipe é idealmente composta por pediatra, psiquiatra, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, terapeuta familiar, endocrinologista e outras especialidades conforme a necessidade do caso.

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é o tratamento psicológico mais indicado para transtorno alimentar restritivo/evitativo e foca em cinco objetivos centrais.

São eles: psicoeducação das emoções mais comuns frente aos alimentos e refeições, percepção dos pensamentos que ajudam e que não ajudam, reestruturação cognitiva, dessensibilização sistemática e percepção da importância dos alimentos para o crescimento e desenvolvimento.

Vale lembrar que o melhor prognóstico está associado à intervenção precoce. Portanto, se o comportamento alimentar da criança gerar alguma dúvida ou preocupação, é preciso buscar ajuda especializada o quanto antes.


LANÇAMENTO


Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo

De autoria das psicólogas Ana Carla Gameleira e Lívia Rodrigues, o "Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo" foi criado para suprir uma necessidade na clínica terapêutica, uma vez que as demandas das dificuldades alimentares aumentam a cada dia e as opções de recursos para lidar com tais queixas são escassas.

Com 191 cartas, o baralho engloba todas as fases do tratamento psicológico do transtorno alimentar restritivo/evitativo por meio da terapia cognitivo-comportamental.


Publicado pela Sinopsys Editora, o material tem como público-alvo crianças a partir de quatro anos de idade, adolescentes e adultos com diagnóstico de TARE ou que precisam de ajuda psicológica para limitar o consumo de alimentos não saudáveis, que têm necessidade de mudança de hábitos alimentares, baixo repertório alimentar, medo de comer ou mesmo falta de interesse pelos alimentos.

Baralho da evitação alimentar: tratando pacientes com transtorno alimentar restritivo/evitativo
Outras do Blog

Tags

Alimentação, dificuldade alimentar, evitação alimentar, TARE, transtorno alimentar, transtorno alimentar restritivo/evitativo, TCC, terapia cognitivo-comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?