Como tratar o Transtorno de Personalidade Narcisista? - Sinopsys Editora
0
Como tratar o Transtorno de Personalidade Narcisista?

Como tratar o Transtorno de Personalidade Narcisista?

26 de Outubro de 2021

O Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) pode trazer prejuízos sérios para a vida do indivíduo e de quem convive com ele. Portanto o tratamento é muito importante, sendo a psicoterapia a intervenção indicada.


No TPN, os pacientes comumente funcionam de maneira autoengrandecedora para evitar a conexão emocional com sentimentos aversivos e com seus pensamentos e crenças negativas.


O ambiente da infância e da adolescência desses indivíduos geralmente é marcado por manipulações, solidão, isolamento, falta ou limites insuficientes, histórico de vitimização, aprovação condicional ou superproteção.


Consequentemente, isso gera uma maneira de se relacionar com o mundo na qual a pessoa se sente mal quando está só e é agressiva e subjuga os outros quando em grupo.



Transtornos da personalidade: estudo de casos desafiadores



ETAPAS


Existem diferentes abordagens da Psicologia para lidar com o Transtorno de Personalidade Narcisista, mas a terapia normalmente envolve algumas etapas. Entre elas, identificar os mecanismos de defesa existentes e explorar as razões por trás desses métodos de enfrentamento.


Também faz parte do processo o paciente aprender e praticar novos padrões de comportamento; explorar como os seus comportamentos afetam os outros; examinar as conexões entre a voz interna e o tratamento dispensado aos outros.


A chave para o progresso duradouro do tratamento psicoterapêutico do TPN está em ajudar o indivíduo a ver como uma mudança positiva pode beneficiá-lo; ajudar a explorar as causas das defesas narcisistas sem crítica ou julgamento; oferecer validação; encorajar o autoperdão e a autocompaixão para administrar a vergonha e a vulnerabilidade.



TIPOS DE TERAPIA


Existem alguns tipos de psicoterapia que são particularmente úteis para lidar com o narcisismo. A Terapia Cognitivo-Comportamental é uma delas. Pode ser usada para ajudar o paciente a aprender como se relacionar melhor com os outros a fim de estimular relacionamentos interpessoais mais funcionais e obter uma melhor compreensão de suas emoções.


A Terapia do Esquema, desenvolvida como um avanço da TCC, também vem demonstrando eficácia no tratamento do Transtorno de Personalidade Narcisista. Trabalha para ajudar as pessoas a lidarem com o trauma de experiências iniciais que podem contribuir para a construção de traços narcisistas.


Outras intervenções benéficas incluem a terapia baseada em mentalização e a terapia focada na transferência. Essas abordagens focalizam distúrbios quanto às maneiras como os pacientes experimentam emocionalmente a si mesmos e aos outros. Por sua vez, a psicoterapia psicodinâmica se direciona aos conflitos subjacentes.



COMORBIDADES


Não existem medicamentos conhecidos para tratar o Transtorno de Personalidade Narcisista. Mas, muitas vezes, o paciente pode ter comorbidades, como ansiedade e depressão. Nesses casos, os remédios são úteis.


Indivíduos que vivem com TPN geralmente apresentam maior probabilidade de abusar de álcool e outras drogas. Então o tratamento para problemas de dependência também é benéfico.


Desarmando o narcisista

Outras do Blog

Tags

TPN, narcisismo, narcisista, autoestima, tratamento, comorbidades, Transtorno de Personalidade Narcisista, autoegrandecimento, superioridade, superestimação, psicoterapia.

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?