Conheça o Baralho do Medo de Dirigir - Sinopsys Editora
0

Conheça o Baralho do Medo de Dirigir

09 de Abril de 2019

* por Marina Marcon e William Fiuza


O primeiro Baralho do Medo de Dirigir desenvolvido no Brasil é destinado a psicólogos, como um importante recurso no trabalho com pacientes que possuem medo de dirigir. Este material tem como principais objetivos a psicoeducação do paciente sobre o medo, o fortalecimento do autoconhecimento, através da percepção e modificação de pensamentos que interferem na autoconfiança para dirigir, além de colaborar no desenvolvimento da autonomia, através da aprendizagem de estratégias de enfrentamento de ansiedade.

A partir de 4 categorias de cartas (pensamentos sabotadores, pensamentos funcionais, reações físicas e estratégias de enfrentamento) o psicólogo(a) poderá estimular a mudança de pensamento, a fim de criar condições para que, através dela, e de outras diversas estratégias de enfrentamento, as reações físicas diante do volante diminuam, abrindo espaço para que o paciente possa ter uma nova interpretação sobre o trânsito, sobre o ato de dirigir e sobre si mesmo.

O destaque deste material, para além das cartas, é o manual para auxiliar o profissional a usar o baralho, que aborda as características de pessoas que possuem medo de dirigir, com base na Terapia Cognitivo-Comportamental, além de diferentes possibilidades de intervenção com este público, descrito de forma clara, detalhada e exemplificada. 

O Baralho do Medo de Dirigir foi desenvolvido a partir de nossos estudos e experiências de atuação no Programa Supere o Medo de Dirigir, do qual somos idealizadores. Neste programa, realizamos atendimentos individuais e grupais a pessoas que possuem medo de dirigir, habilitadas ou não, treinamento para instrutores de trânsito, workshops, cursos e palestras sobre o tema e supervisão clínica para psicólogos que atendem este público e desejam aprimorar seus conhecimentos e seu leque de intervenções.

Esperamos que este recurso auxilie profissionais no tratamento de pacientes com medo de dirigir, facilitando todos os ganhos que essa conquista - a superação do medo - proporciona: retomada de autonomia, autoestima e liberdade!


Sobre os autores:

Marina Marcon é psicóloga clínica e William Fiuza é psicólogo clínico especialista em TCC pelo Instituto Catarinense de Terapias Cognitivas.Juntos, trabalham e estudam, desde a graduação, a TCC, o trabalho com grupos e a ansiedade. São idealizadores do Programa Supere o Medo de Dirigir, que oferece atendimentos individuais e em grupo para pessoas, habilitadas ou não, que tenham medo de dirigir, além de palestras, supervisão clínica para psicólogos e treinamentos para instrutores de trânsito.

Outras do Blog

Tags

Baralho, Medo de Dirigir, Psicoeducação, TCC

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?