Consciência negra e a importância da representatividade - Sinopsys Editora
0

Consciência negra e a importância da representatividade

20 de Novembro de 2019














No Dia da Consciência Negra, pedimos à psicóloga Livia Marques, autora de "Dandara e Vovó Cenira - a descoberta de si e da ancestralidade", para escrever uma reflexão sobre a data. 



Hoje é 20 de novembro, Dia da Consciência Negra no Brasil, data que é feriado em alguns Estados. Há quem dê parabéns aos negros, meus irmãos. Mas já de antemão digo que não é dia de "parabéns". É dia de reflexão de uma sociedade que tem como base o racismo estrutural. Que precisa acabar! 

Na Psicologia, ainda não temos tantos materiais para trabalhar o racismo e todas as suas questões. Ciente dessa necessidade e vendo as demandas que recebo no consultório e também por minha história, surgiu "Dandara e Vovó Cenira - a descoberta de si e da ancestralidade". A representatividade e a construção da negritude estão nesse livro, assim como o impacto do racismo desde a infância e as crenças que Dandara começa a construir.

Os fatores representatividade e empoderamento, abordados com a presença da avó, são de extrema importância para que essa menina comece a se ver de forma positiva - e não dentro de um contexto racista que já a impacta desde a infância.

É de extrema importância que a Psicologia fale sobre o Racismo. Nós, psicólogas/os, precisamos ser ponte, ser a possibilidade de construção de uma sociedade antirracista. Para isso, precisamos desde sempre entender que o Racismo adoece psicologicamente e mata de várias formas.

Outras do Blog

Tags

Consciência negra, Psicologia, Preconceito, Racismo

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?