DBT: evidências da eficácia e da efetividade - Sinopsys Editora
0
DBT: evidências da eficácia e da efetividade

DBT: evidências da eficácia e da efetividade

15 de Agosto de 2022

A terapia comportamental dialética (DBT, do inglês dialectical behavior therapy) enfatiza fortemente dados empíricos para estabelecer a eficácia do tratamento e sua efetividade na prática clínica.


Embora um foco nos dados empíricos não diferencia a DBT da maioria dos outros tratamentos cognitivo-comportamentais, ele é uma característica definidora do trabalho.


A psicóloga norte-americana Marsha Linehan desenvolveu a terapia comportamental dialética para tratar mulheres adultas com diagnóstico de transtorno da personalidade borderline (TPB) e uma história recente de comportamento parassuicida.


Seu ensaio randomizado inicial comparou um ano de DBT com o tratamento usual na comunidade.


Depois desse período, as pacientes que passaram pela DBT haviam tido significativamente menos atos suicidas, parassuicídios clinicamente menos graves, menos dias de internação psiquiátrica, raiva menos intensa, funcionamentos social e global mais altos e taxas mais elevadas de retenção no tratamento (DBT = 83% versus tratamento usual = 42%).


Pesquisas subsequentes examinaram a eficácia de adaptações da terapia comportamental dialética a outras populações de clientes ou contextos específicos. Todas demonstraram reduções clínicas significativas focadas no alvo da intervenção.



Tratando trauma com a terapia comportamental dialética: protocolo de exposição prolongada em DBT



PRÁTICA CLÍNICA


Saber que a DBT é um tratamento eficaz é essencial ao decidir se ela deve ser implementada. No entanto, para saber se a abordagem se mostrará ou não uma opção de tratamento efetiva para uma determinada organização ou cliente, será necessária atenção à medida dos resultados na prática clínica de rotina.


Os programas de tratamento da terapia comportamental dialética coletam dados sobre resultados dos pacientes para avaliar a efetividade na entrega do tratamento e para fornecer informações à organização de saúde hospedeira.


O foco da DBT em comportamentos que ameaçam a vida e são seriamente desestabilizantes se revela útil a esse respeito.


Assim como os terapeutas querem assegurar que o risco e a severidade dos problemas do cliente estão diminuindo, as organizações querem reduzir o número de dias de internação.



LANÇAMENTO


Terapia comportamental dialética

A segunda edição atualizada do livro "Terapia comportamental dialética", lançada pela Sinopsys Editora, examina as modificações recentes na estrutura da abordagem e considera evidências de pesquisa mais atuais para a teoria biossocial que fundamenta o tratamento e sua eficácia.


A obra, de autoria de Michaela Swales e Heidi Heard, destaca as características teóricas e práticas do tratamento, usando detalhados exemplos clínicos para demonstrar como a teoria se traduz na prática.


Tem como público-alvo clínicos que querem obter conhecimento sobre a abordagem antes do treinamento formal; alunos de pós-graduação em saúde mental que buscam aprender como conceitualizar problemas complexos; clínicos treinados na DBT que almejam um resumo útil do tratamento com exemplos clínicos; e clientes prestes a embarcarem nesse tratamento.


Terapia comportamental dialética


Este livro faz parte da série "Características distintivas", que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.


Coleção Características Distintivas

Outras do Blog

Tags

DBT, terapia comportamental dialética, TCC, terapia cognitivo-comportamental, terapias contextuais, terceira onda, treinamento de habilidades, transtorno da personalidade borderline, TPB

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?