Depressão pré natal prediz depressão pós parto. - Sinopsys Editora
0

Depressão pré natal prediz depressão pós parto.

08 de Fevereiro de 2013

O objetivo deste estudo era estimar a associação entre depressão pré e pós natal. Além de comparar com as questões socioeconômicas com a depressão pós parto.

O estudo foi realizado em São Paulo, com uma amostra de 831 gestantes que utilizaram o serviço de clínicas de cuidados básicos, do setor público, realizado entre
maio de 2005 e janeiro de 2006. Os resultados para depressão foram medidos através do instrumento Self Report Questionnaire (SRQ-20). As informações sociodemográficas foram medidas através de um questionário estruturado contendo as demais informações sobre a gestação.

Os resultado da pesquisa foram os seguinte: a prevalência de sintomas depressivos pós natal foi de 31,2%. Entre as 219 mulheres que apresentavam sintomas depressivos quase 50% haviam apresentado sintomas depressivos durante a gravidez. A chance das mulheres que tiveram depressão durante a gravidez aumentam em 2,4 vezes para a depressão pós parto.

Segundo o estudo a depressão pré natal e pós natal são altamente prevalentes e associadas. Comprovando a necessidade de assistência precoce nestes âmbitos.

Faisal-cury, A, Menezes PR. Antenatal depression strongly predicts postnatal depression in primary health care. Rev. Bras Psiquiatr. 2012;34(4):446-450

FONTE: http://www.rbppsiquiatria.org.br/detalhe_artigo.asp?id=119#

Outras do Blog

Tags

Depressão, Pré-Natal, Pós-Parto, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
O que deseja fazer agora?