Diferenças Reconciliáveis: saiba tudo sobre o best-seller que a Sinopsys trouxe com exclusividade para o Brasil - Sinopsys Editora
0

Diferenças Reconciliáveis: saiba tudo sobre o best-seller que a Sinopsys trouxe com exclusividade para o Brasil

17 de Julho de 2018


Recém lançado no Brasil pela Sinopsys Editora, o best-seller internacional "Diferenças Reconciliáveis: reconstruindo seu relacionamento ao redescobrir o parceiro que você ama, sem se perder" já é sucesso de vendas.  

Responsável pela tradução da obra, a psicóloga Mara Lins é Terapeuta de Casal, Mestre em Psicologia (PUCRS) e doutoranda em Psicologia Clínica (Unisinos) com estudo de avaliação de processo terapêutico da Terapia Comportamental Integrativa de Casal (IBCT - Integrative Behavioral Couple Therapy), além de diretora do CEFI. 

Confira na sequência a conversa que nossa equipe teve com Mara sobre a importância do livro para a TCC. 
   


Quais motivações que fizeram você traduzir o livro?

Ao conhecer o modelo teórico das Terapias Comportamentais Contextuais ou Terceira Onda (práticas de Mindfulness, ACT - Terapia de Aceitação e Compromisso; FAP - Terapia Analítico Funcional, DBT - Terapia Comportamental Dialética, RFT - Teoria das Molduras Relacionais) fiquei muito interessada em conhecer como trabalham com casais, pois sou terapeuta de casal há mais de 20 anos. Assim conheci a IBCT - Terapia Comportamental Integrativa de Casal, a qual se diferencia das outras terapias de casal por trabalhar com o conceito de Aceitação. A IBCT, elaborada por Neil Jacobson e Andrew Christensen, é das poucas abordagens de terapia de casal que tem estudos baseados em evidências, os quais demonstraram sua eficácia, principalmente para casais com relações de longo prazo e com conflitos crônicos. Este fato, aliado ao desejo de aprofundar o conhecimento, levou-me para estudo e realização de pesquisa no doutorado em psicologia clínica. O "Diferenças Reconciliáveis" é usado pelo grupo da IBCT nos Estados Unidos como recurso terapêutico. Quando um casal procura a terapia, passa por uma avaliação da sua situação e recebe um exemplar do livro, o qual é utilizado como psicoeducação sobre relações conjugais, além de ter atividades, questionários e exercícios relacionados aos principais temas de uma relação a dois. Fiquei com muita vontade que o público brasileiro tivesse acesso, pois a IBCT propõe que o casal pode ser ajudado sem, necessariamente, ter de ir à terapia de casal. A tradução do livro foi utilizada como projeto piloto para auxiliar os casais que participaram do doutorado, como recurso terapêutico, mas também é para o público leigo, mesmo para quem não esteja numa relação conjugal.

Por que é importante tê-lo no Brasil?

Essa é uma abordagem terapêutica nova no Brasil. Todos os casais têm dificuldades, mas há conflitos que se tornam recorrentes e as tentativas de solucioná-los podem ser verdadeiras armadilhas. Cada um dos parceiros tem a solução para a mudança do outro, e as discussões, que em princípio seriam tentativas de resolver os problemas,  podem piorar a situação, causar ressentimentos, tristezas, afastamento. Entende que os conflitos são uma janela para as vulnerabilidades de cada parceiro e por meio desta compreensão há a possibilidade de maior intimidade e maneiras de promover maior aceitação.

Quais as principais atribuições que o livro pode ter?

Uma das principais funções é a proposta de psicoeducação sobre os relacionamentos. Ele ensina o casal a fazer um diagnóstico do próprio caso, por meio da Formulação DEEP (profunda): Diferenças principais, vulnerabilidades Emocionais, fatores Externos que interferem  e seu Padrão de comunicação. Propõe, ainda, uma reflexão sobre os tipos de Aceitação: pela compreensão da história, pela compaixão e pela perspectiva da distância emocional. Outro aspecto importante é a proposta de realizar práticas de mindfulness ou Atenção Plena, para que cada um consiga observar seus pensamentos e emoções, o que promove escolhas mais conscientes. Auxilia, ainda, o casal a refletir sobre suas formas de falar e escutar com cuidado e responsabiliza cada parceiro pela realização da mudança que deseja na relação. Por fim, o livro aborda questões sobre infidelidade e suas repercussões na relação, bem como fala sobre relações abusivas e os tipos de busca de ajuda, inclusive legais, para interromper a violência conjugal.
 
A quem o "Diferenças Reconciliáveis" se destina?

O livro tem uma linguagem acessível para todos os públicos. Pode ser utilizado por terapeutas de casal, no intuito de aplicar suas técnicas/questionários, como também utilizar os capítulos do livro, separadamente, como tema a ser discutido na sessão terapêutica. E também é um livro para casais que queiram lê-lo juntos e responder às suas questões, discutindo sobre o olhar de cada um. Pode, ainda, ser utilizado  por pessoas que não tenham, no momento, uma relação conjugal, mas desejam uma maior compreensão sobre seu próprio papel nas relações.

CONVITE

 Atenção, Grande Porto Alegre (RS): as tradutoras Mara Lins  e Mariza Rozman  realizarão, às 19h do dia 26 de julho (quinta-feira), palestra sobre o "Diferenças Reconciliáveis: reconstruindo seu relacionamento ao redescobrir o parceiro que você ama, sem se perder", seguida de sessão de autógrafos. Este primeiro evento será no CEFI - Centro de Estudos da Família e do Indivíduo (rua Carlos Trein Filho 34). Mais informações no site da organização. As inscrições podem ser feitas pelo whatsapp (51) 99420-7008.
Outras do Blog

Tags

Diferenças Reconciliáveis, IBTC, terapia de casal, Terceira Onda

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?