Empatia tem um papel chave no julgamento moral. - Sinopsys Editora
0

Empatia tem um papel chave no julgamento moral.

27 de Maio de 2013

É permissível ferir uma pessoa para salvar muitas? Aquelas pessoas que tendem a dizer "sim" para esta questão podem ter algum déficit em uma área específica da empatia. 

Durante muito tempo, filósofos e psicólogos discutiram se haveria uma resposta "certa" para estas questões morais. Tomando pelo princípio da ética utilitária, perder uma vida a fim de salvar outras seria a resposta certa. Por outro lado, em virtude do valor da vida humana e dignidade a resposta seria "não mate ninguém".

"Um número grande de estudos recentes apoia o papel das emoções no julgamento moral, em particular em um processo bipartido onde as emoções automáticas e o controle dos processos cognitivos dirigiriam a resposta do julgamento moral", explicou Liane Young, coautora do estudo. "Por exemplo, quando uma pessoa precisa decidir se deve matar uma em prol de salvar muitas, o processo emocional responde de forma contrária à morte. Porém, os processos cognitivos controlados respondem em prol de salvar o máximo de vidas possível." "O nosso estudo mostrou que não só o processo cognitivo controlado tem comando na resposta utilitária, mas também uma redução no processo emocional e também em baixa empatia", confirmou Young.

A amostra do estudo foi de 2748 e consistiu em 3 experimentos envolvendo dilemas morais. Em dois deles o dilema foi oferecido de forma "pessoal" e "impessoal". Os dilemas do estudo contaram com situações como "Você empurraria um homem na frente de um carro para salvar outras 5 pessoas?" e "Se houvesse um vazamento de gás tóxico em uma sala com três pessoas, você trocaria para uma sala com apenas uma pessoa?"

Os resultados do estudo foram que as pessoas que apresentaram níveis menores de compaixão e preocupação por outras pessoas - um aspecto da empatia - escolheram as respostas utilitárias. Diferenças socioeconômicas, gênero, idade, religião e nível de escolaridade não tiveram influência significativa nas respostas.  

FONTE: Boston College (2013, May 22). Empathy plays a key role in moral judgments. ScienceDaily. Retrieved May 23, 2013, from http://www.sciencedaily.com¬/releases/2013/05/130522085436.htm

Outras do Blog

Tags

Empatia, Chave, Julgamento, Moral, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?