Estudo de genes Esquizofrênicos pode auxiliar no diagnóstico.
28 de Novembro de 2012
Pesquisa realizada pelo Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha e por especialistas do Hospital Universitário Marquês de Valdecilla, identificou cerca de 200 genes com alteração em pacientes com esquizofrenia, que podem estar ligados a doença.
O trabalho foi publicado na revista cientifica "Molecular Psychitry" os resultados apontam que os genes com alterações estão ligados ao sistema imunológico e inflamatório. Estes resultados podem auxiliar em técnicas de diagnostico e voltadas ao tratamento.
A pesquisa foi realizada com 32 pessoas com o diagnóstico de esquizofrenia e 40 indivíduos saudáveis. Apesar do baixo número de sujeitos a pesquisa aponta para o mesmo sentido de outros estudos da área.
Segundo Jesus Sains, do Instituto de Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Cantabria, a esquizofrenia pode ser consequência de uma exposição do feto gerando uma imunidade vulnerável que só se desenvolve posteriormente.
A pesquisa servira de auxílio para a adequação de novos medicamentos para a doença. Mas também ira auxiliar no diagnóstico precoce assim como em novas técnicas de tratamento.