Estudo demonstra eficácia da TCC feita pela internet para pacientes com TOC.
17 de Agosto de 2012
A eficácia da TCC no Transtorno Obsessivo Compulsivo é comprovada em inúmeros estudos, devido as suas estratégias comportamentais, mas ainda assim é limitada em termos de acesso ao paciente. Com a TCC sendo feita pela internet o acesso do terapeuta com o paciente fica facilitado, permitindo maior interação. Neste estudo há dois grupos de pacientes diagnosticados com TOC, um grupo controle e outro grupo assistido com TCC pela Internet (TCCI).
O grupos assistido com TCC pela Internet (TCCI) recebeu material a respeito do tratamento, um arquivo de áudio de aproximadamente cinco horas com o mesmo material. O paciente teve acesso a uma plataforma de dados que continha todos os material e ainda acesso por e-mail ao terapeuta. Este material foi dividido em dez partes. De 1-4 foi sobre psico-educação, reestruturação cognitiva e meta cognição e exposição e prevenção a resposta. Do 5-10 foram focados em exposição e prevenção a resposta, estes não eram estruturados pois seriam avaliados conforme os sintomas do paciente. Os pacientes não tiveram contato ao vivo com o terapeuta, porem foram estimulados a contatar por e-mail sempre que tivessem duvidas, e o terapeuta tinha o tempo máximo de 24 horas para responder. O paciente recebeu uma mensagem de texto sempre que o terapeuta respondia. O tratamento durou 10 semanas. Semanalmente o paciente deveria preencher um formulário a respeito do tratamento.
O grupo controle tinha contato também através da plataforma, porem com nenhum recurso além da comunicação por e-mail com o terapeuta. Toda semana o terapeuta e o paciente entravam em contato para discutir para a respeito da semana e o encorajar a enfrentar as situações, se durante alguma semana o paciente deixou de acessar a plataforma o terapeuta entraria em contato telefônico com o paciente. Também neste grupo o paciente recebia uma mensagem de texto no celular avisando que o terapeuta havia enviado alguma resposta.
Resultados: Os dois tratamentos mostraram resultados significativos na mudança de sintomas do TOC. Porem o grupo TCCI mostrou resultados melhores no YBOCS com esta diferença sendo significativa estatisticamente. Proporcionalmente 60% dos participantes do grupo TCCI demostraram melhora clinica significativa e 6% do grupo controle. O que comprova que esta abordagem tem embasamento para ser utilizada no tratamento do TOC, ainda assim não são descartadas reaplicações deste estudo.