Foque no positivo do ser humano com a Psicologia Positiva - Sinopsys Editora
0

Foque no positivo do ser humano com a Psicologia Positiva

07 de Junho de 2019

A Psicologia Positiva é um movimento científico começou a ser desenvolvido em 1998, quando se percebeu uma necessidade de direcionar o olhar para o lado positivo do ser humano"Enquanto a psicologia tradicional foca no estudo de disfunções e como tratá-las, a Psicologia Positiva foca seu olhar na felicidade do indivíduo", explica a psicóloga Miriam Rodrigues.

A aplicação da Psicologia Positiva ajuda os sujeitos a cultivarem a felicidade e uma saúde mental positiva, tendo um estilo de vida que lhes permite não apenas suportar os reveses; ela auxilia a prosperar e buscar ser melhor. Segundo Miriam, o principal objetivo é "apontar os caminhos da vida feliz, de forma que tenhamos escolhas mais efetivas para a construção da felicidade".


As hipóteses centrais da Psicologia Positiva

Miriam Rodrigues destaca as três teorias que nortearam as pesquisas científicas sobre a felicidade:

1. Em sua essência, o ser humano é bom.
2. Todos os seres humanos buscam a felicidade.
3. A felicidade está ligada a uma vida virtuosa, e não a um prazer efêmero.

A partir dessas três teorias os profissionais da saúde passaram a investigar o ser humano pela lente do lado saudável, tentando entender como é possível sustentar o bem-estar.

A partir de seus estudos acerca da Psicologia Positiva, a psicóloga Miriam Rodrigues desenvolveu o programa de Educação Emocional Positiva (EEP), apresentado no livro Educação Emocional Positiva. Ela une os conceitos da Psicologia Positiva (Martin Seligman) e da Terapia dos Esquemas (Jeffrey Young) às proposições dos principais teóricos da inteligência emocional, Daniel Goleman, Mark Greenberg, Claude Steiner e Jonh Gottman, entre outros).

A EEP vem ajudar pais e educadores a lidarem com as questões emocionais de crianças e adolescentes. Desta forma, eles podem prevenir aquelas psicopatologias que decorrem da inabilidade de lidar com as emoções, como ansiedade, violência, depressão e problemas psicossomáticos. Isso inclui auxiliar os jovens a terem consciência e a saberem gerir seus estados emocionais.

"Tornar-se emocionalmente educado é ser mais consciente sobre as próprias emoções, ser apto a lidar com as emoções perturbadoras e ser capaz de manter interações pessoais saudáveis." (RODRIGUES, 2015, p.21)

Quer saber mais sobre a EEP? Confira aqui o primeiro capítulo do livro Educação emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição, que Miriam Rodrigues publicou pela Sinopsys em 2015.

Neste vídeo, a psicóloga Miriam Rodrigues dá mais detalhes sobre o livro Educação emocional positiva: saber lidar com as emoções é uma importante lição.

Clique aqui e assista agora mesmo!

Não temos como falar sobre Psicologia  Positiva e Educação Emocional e não recomendar a Assinatura Sinopsys no Mundo das Emoções. Ela auxilia pais, professores e responsáveis a ajudarem as crianças na descoberta e compreensão de suas emoções, a partir de uma perspectiva construtiva que destaca a importância das emoções no desenvolvimento dos valores e  na forma como se lida com as diferentes situações da vida.

Assinatura Sinopsys no Mundo das Emoções é composta pelos seis livros da Coleção Psicologia Positiva para Crianças  e pelos seis livros da Coleção TRI.
O Assinante Sinopsys recebe dois livros por mês sem custo de frete e ganha um recurso lúdico para trabalhar as emoções com as crianças. Além disso, durante o período de vigência da assinatura tem 15% de desconto no site da Sinopsys (exceto testes psicológicos).

Confira todos os detalhes aqui!

Outras do Blog

Tags

EEP, Educação Emocional Positiva, Miriam Rodrigues, Psicologia Positiva

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?