Grupo da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça, está desenvolvendo um projeto que visa construir um mapa de funcionamento do córtex. - Sinopsys Editora
0

Grupo da Escola Politécnica de Lausanne, na Suíça, está desenvolvendo um projeto que visa construir um mapa de funcionamento do córtex.

25 de Setembro de 2012

O grupo, liderado por Henry Markram, no seu estudo denominado "Blue Brain", reconstruiu um modelo em computador das conexões sinápticas de um rato. Este
estudo é de fundamental importância para descobrir o funcionamento do cérebro dos mamíferos.

Para reconstruir um modelo em três dimensões de micro circuito do córtex do rato, foram utilizados dados compilados de 20 anos de amostras de tecidos cerebrais, os quais determinaram formas e propriedades elétricas dos neurônios.

Usando um supercomputador os cientistas conseguiram construir um sistema de 10 mil neurônios formando entre si aproximadamente 30 milhões de sinapses. Conforme foi estimado, a distribuição das sinapses virtuais correspondiam de 75% a 95% do real do rato, o que valida o estudo.

Fonte: http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/09/cientistas-reproduzem-
conexoes-do-cerebro-em-modelo-de-computador.html

Outras do Blog

Tags

Escola, Suíça, Mapa, Córtex, Cérebro, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?