Habilidades mentais são moldadas por diferenças individuais no cérebro - Sinopsys Editora
0

Habilidades mentais são moldadas por diferenças individuais no cérebro

05 de Abril de 2016


Todo mundo tem uma mistura diferente de traços de personalidade: alguns são extrovertidos, alguns são fortes e alguns são ansiosos. Um novo estudo sugere que o cérebro também tem diferentes características que afetam ambos os fatores anatômicos e cognitivos, como inteligência e memória. Os resultados foram publicados na revista NeuroImage.

"Um dos principais focos da pesquisa em neurociência cognitiva é entender como a inteligência é moldada por diferenças individuais na estrutura e função do cérebro", disse o líder do estudo, Aron K. Barbey, professor de neurociência da Universidade de Illinois e afilhado ao Instituto Beckman para Ciência e Tecnologia Avançadas.

Durante anos, os neurocientistas cognitivos têm tentado encontrar relações entre áreas específicas do cérebro e processos mentais, tais como inteligência geral ou memória. Até agora, os pesquisadores não foram capazes de integrar com sucesso as medidas abrangentes de estrutura e função cerebral em uma análise.

Barbey e a sua equipa mediram o tamanho e a forma das características em todo o cérebro. "Fomos capazes de olhar para feixes de nervos de fibras, tratos da substância branca, volume, espessura cortical e fluxo de sangue", disse Patrick Watson, pesquisador de pós-doutorado no Instituto Beckman e primeiro autor do artigo. "Nós também fomos capazes de olhar para as variáveis cognitivas, como função executiva e memória de trabalho de uma só vez", acrescentou.

Usando uma técnica estatística chamada análise de componentes independentes, os pesquisadores agruparam medidas que foram relacionadas entre si em quatro traços únicos. Juntos, esses quatro traços explicaram a maioria das diferenças na anatomia do cérebro dos indivíduos. Os traços apareceram, principalmente, devido a diferenças na biologia do cérebro, incluindo o tamanho e a forma do cérebro, bem como a idade do indivíduo. Os fatores não explicaram as diferenças nas habilidades cognitivas das pessoas. Os pesquisadores então examinaram as diferenças cerebrais inexplicáveis pelos quatro traços. Estas diferenças restantes representaram as diferenças individuais na inteligência e memória.

"Fomos capazes de identificar as características cognitivo-anatômicas que predizem a inteligência geral e que causam as diferenças individuais em uma rede específica do cérebro que é fundamental para a inteligência, a rede frontal-parietal", disse Barbey.

Os quatro traços relatados neste estudo são uma forma única para examinar como os cérebros diferem entre as pessoas. "Este conhecimento pode ajudar os pesquisadores a estudarem as diferenças sutis ligadas a habilidades cognitivas", disse Watson.

"Cérebros são tão diferentes como rostos, e este estudo nos ajudou a entender como um cérebro `normal’ se parece", disse Watson. "Ao olhar para as diferenças cerebrais inesperadas, fomos capazes de progredir no conhecimento de partes do cérebro relacionadas com coisas como memória e inteligência", pontuou.

Os pesquisadores lançaram seus dados ao público através de uma plataforma on-line chamada Open Science Framework, para incentivar os estudos compreensivos sobre a estrutura e função do cérebro.


REFERÊNCIA: P.D. Watson, E.J. Paul, G.E. Cooke, N. Ward, J.M. Monti, K.M. Horecka, C.M. Allen, C.H. Hillman, N.J. Cohen, A.F. Kramer, A.K. Barbey.Underlying sources of cognitive-anatomical variation in multi-modal neuroimaging and cognitive testing. NeuroImage, 2016; 129: 439 DOI: 10.1016/j.neuroimage.2016.01.023
Outras do Blog

Tags

Cérebro, Diferenças individuais, Inteligência, Memória, Estrutura, Função, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?