Hexaflex é o modelo de flexibilidade psicológica proposto pela ACT - Sinopsys Editora
0
Hexaflex é o modelo de flexibilidade psicológica proposto pela ACT

Hexaflex é o modelo de flexibilidade psicológica proposto pela ACT

20 de Julho de 2021

O modelo do hexágono chamado Hexaflex ilustra os seis processos utilizados pela Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) para que o paciente alcance maior flexibilidade psicológica.

Na ACT, flexibilidade psicológica refere-se ao nível de funcionamento do ser humano e à compreensão sobre o mesmo. Envolve, também, qualidade de vida, a forma como a pessoa lida com o seu sofrimento e como age diante de eventos avaliados como desagradáveis.

O Hexaflex inclui seis processos básicos e centrais que serão contextos para a produção de qualidade de vida do paciente e, consequentemente, das pessoas que lhe são importantes: desfusão cognitiva, aceitação, contato com o momento presente (mindfulness), self como contexto, valores e ação comprometida.

Cada um deles desempenha uma função importante no comportamento humano de se adaptar às mudanças e às circunstâncias desafiadoras da vida.

DESFUSÃO

A desfusão cognitiva do Hexaflex visa a mudança na forma com a qual as pessoas tendem a interagir com seus pensamentos, o que, por vezes, pode ser fonte de sofrimento.

O foco está em estabelecer uma relação com tais eventos privados considerando-os como o que são: apenas pensamentos que o indivíduo tem no momento e não verdades concretas e literais sobre ele ou sobre o mundo.

É, portanto, uma forma de alterar a função dos eventos privados, e as pessoas podem fazer isso se afastando deles, não fugindo ou evitando. Passando, assim, de uma postura de fusão com o pensamento para uma postura de indivíduo que observa aquilo que pensa e sente.

ACEITAÇÃO


O processo de aceitação do Hexaflex implica abrir espaço para que os eventos privados comumente julgados como indesejáveis e inaceitáveis sejam sentidos da maneira como eles são apresentados.

É diferente do conformismo, pois envolve uma postura ativa que o indivíduo pode se permitir ter, reconhecendo seus pensamentos, sentimentos, impulsos e emoções como eles aparecem de maneira idiossincrática em cada situação, sem tentar se livrar deles, nem modificar sua frequência, forma ou intensidade.

Aceitação não envolve gostar de sentir ou não daquilo que se sente, mas aceitar que existe um motivo para isso e que não é necessário se esquivar desses sentimentos.

MINDFULNESS


Estar em contato com o momento presente ou atenção plena - mindfulness - é um processo do Hexaflex que colabora para que a pessoa retorne e fique conectada ao momento presente, se distanciando das redes relacionais estabelecidas arbitrariamente.

Consiste no indivíduo olhar e perceber o que está presente no ambiente e em sua experiência privada, nomear e descrever, sem necessariamente julgar ou avaliar aquilo que se vê e sente.

A prática tenta trazer propositalmente a atenção da pessoa para o aqui e agora, experienciando o mundo diretamente, conforme ele é apresentado, estabelecendo um senso de self (eu/identidade) como um processo de consciência contínua de eventos e experiências.

SELF COMO CONTEXTO


O self como contexto do Hexaflex é uma perspectiva alternativa na qual o `eu’ se coloca e observa as experiências que estão sendo vivenciadas.

É um comportamento em que as pessoas devem se afastar dos eventos privados, notá-los e senti-los tais como eles se apresentam, observando "eu-aqui-agora" com autocompaixão.

Em outras palavras, envolve a habilidade do indivíduo de observar de fora pensamentos, sentimentos, sensações corporais, emoções e memórias, ou seja, também envolve mindfulness e torna possível a ocorrência dos processos de desfusão e aceitação.

VALORES


Para a Terapia de Aceitação e Compromisso, os valores são como uma espécie de bússola ou GPS que servem como um guia para as ações.

A partir do momento em que o indivíduo consegue descrever aquilo que aprecia e valoriza, o tipo de pessoa que gostaria de ser e a relevância da escolha desses valores para a sua vida, pode se comportar em direção a eles.

AÇÃO COMPROMETIDA


A ACT estimula que a pessoa desenvolva novos repertórios, alinhados com seus valores. O desenvolvimento desses repertórios pode ser um pouco incômodo, uma vez que a exposição a algumas situações e contextos pode despertar sensações e pensamentos de que ela tenderia a se esquivar (esquiva experiencial).

Porém a ação comprometida do Hexaflex envolve dar os passos em direção aos seus valores, não evitando a emissão dessas respostas, mesmo que haja desconforto.

Ter clareza dos valores que o indivíduo escolhe para guiar suas ações e aceitar os eventos privados despertados nesse processo são alguns dos elementos mais relevantes para a flexibilidade psicológica.

Portanto o modelo Hexaflex proposto pela Terapia de Aceitação e Compromisso não é sobre se livrar dos pensamentos, sentimentos, sensações, memórias e emoções. Ele trata do aceitar a ocorrência desses eventos privados, tais como eles são, e se comportar em direção do que que importa.

Outras do Blog

Tags

Terapia de Aceitação e Compromisso, Flexibilidade Psicológica, Hexafelx, Desfusão, Aceitação, Mindfulness

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?