Inspiração para a criatividade pode estar ligada ao risco de Transtorno de Humor Bipolar - Sinopsys Editora

0

Inspiração para a criatividade pode estar ligada ao risco de Transtorno de Humor Bipolar

06 de Julho de 2015

A Inspiração para atividades criativas foi associada com o risco de desenvolver transtorno bipolar, pela primeira vez, em um estudo conduzido pela Universidade de Lancaster.
Por gerações, artistas, músicos, poetas e escritores descreveram experiências pessoais de mania e depressão, destacando a associação única entre criatividade e transtorno bipolar - experiências que são apoiadas por pesquisas recentes. Mas, até agora, as ligações específicas entre a inspiração - a geração de ideias que formam a base do trabalho criativo - e o transtorno bipolar tem recebido pouca atenção.
Uma nova pesquisa, realizada por Steven Jones e Alyson Dodd, da Universidade de Lancaster, e June Gruber, da Universidade de Yale, mostrou que as pessoas com maior risco de desenvolvimento de transtorno bipolar consistentemente relatam experiências mais fortes de inspiração do que as de menor risco.
Jones, codiretor do Centro de Espectro Bipolar da Universidade de Lancaster, disse: "Parece que os tipos de inspiração mais relacionados com a vulnerabilidade bipolar são aqueles que são autogerados, bem como vinculados com um forte impulso para o sucesso."
"Compreender mais sobre a inspiração é importante porque é um aspecto fundamental da criatividade, e que é altamente associado com problemas de saúde mental, em particular o transtorno bipolar. As pessoas com transtorno bipolar relatam o valor da criatividade como um aspecto positivo de sua condição. Isso é relevante para os clínicos, no sentido de as pessoas com transtorno bipolar muitas vezes não estarem dispostas a se envolver com tratamentos e terapias que comprometem a sua criatividade."
Como parte do estudo, 835 estudantes de graduação foram recrutados para preencher questionários on-line a partir da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, e da Universidade Lancaster, no Reino Unido. Eles foram convidados a preencher um questionário que mediu o risco bipolar usando uma medida de 48 itens amplamente utilizada e bem validada que capta mudanças episódicas na emoção, comportamento e energia chamada "A Escala de Personalidade Hipomaníaca" (HPS).
Eles também completaram um novo questionário desenvolvido pela equipe que foi projetado para explorar crenças sobre a inspiração, em particular as fontes de inspiração - se os indivíduos atribuem a um fenômeno que veio de "dentro de si mesmos", de outras pessoas ou do ambiente em geral. Esta medida foi chamada de "Eisi" (Fontes de Inspiração externas e internas).
Os alunos que obtiveram um resultado alto para o risco de Transtorno de Humor Bipolar também marcaram valores consistentemente mais altos do que os outros para os níveis de inspiração que julgavam ter vindo de si. Os pesquisadores dizem que, embora esse padrão fosse consistente, o tamanho do efeito foi relativamente modesto e, assim, embora inspiração e risco bipolar estejam ligados, é importante explorar outras variáveis para obter um quadro mais completo, bem como a realização de novas pesquisas com indivíduos com diagnóstico clínico de Transtorno de Humor Bipolar.
Fonte: Lancaster University. (2014, March 27). Inspiration linked to bipolar disorder risk. Science Daily. Acessado 9 de junho de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/releases/2014/03/140327123339.htm

Outras do Blog

Tags

Transtornos, Transtorno bipolar, Humor, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69