Mindfulness: habilidades para reduzir recaída na depressão
08 de Dezembro de 2022
Para reduzir o risco de recaída na depressão com auxílio da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT, do inglês mindfulness based cognitive therapy), os participantes do programa aprendem a reconhecer o modo da mente “fazer” e a entender como ele pode criar e perpetuar estados da mente difíceis.
Também aprendem a desenvolver a capacidade de se engajar no modo “ser” da mente e a cultivar o potencial para se aproximar dos desafios e das emoções por meio disso.
As formas particulares pelas quais pessoas propensas à depressão tendem a processar a experiência criam maior vulnerabilidade à recaída. A intenção específica do protocolo MBCT é proporcionar a elas meios para trabalhar efetivamente com esses processos em épocas de potencial recaída.
Essencialmente, mindfulness e estados da mente relacionados à recaída são incompatíveis. Portanto, o curso de terapia cognitiva baseada em mindfulness é feito durante um período de remissão e as habilidades desenvolvidas pretendem influenciar particularmente momentos cruciais de vulnerabilidade.
INTENÇÕES
A prática de mindfulness e os outros elementos do currículo do programa MBCT têm quatro intenções amplas de aprendizagem em relação aos processos que conduzem à recaída da depressão.
Uma delas é aprender a se distanciar dos padrões de pensamentos ruminativos. A atenção consciente só é capaz de processar uma quantidade limitada de informações por um determinado tempo.
Portanto, ao deliberadamente prestar atenção a certos aspectos da experiência, naturalmente as pessoas excluem outros aspectos da atenção imediata e, assim, removem os recursos que os mantêm.
Essencialmente, estar com a realidade do momento presente por meio de um foco deliberado nas sensações no corpo direciona os recursos atencionais, distanciando-os dos pensamentos ruminativos.
MODOS DE PROCESSAMENTO
Outra intenção da prática de mindfulness é aprender a reconhecer e a estar mais consciente de modos de processamento relacionados à recaída.
O desenvolvimento da atenção plena no programa MBCT está incialmente focado no esclarecimento e na revelação aos participantes, por meio da experiência direta, dos efeitos dos padrões habituais de mindfulness.
Em particular, testemunham os padrões gerais e hábitos de suas mentes; e a tendência particular de estar no piloto automático e aprisionado em ciclos de pensamentos ruminativos.
Os participantes são capacitados para verem esses padrões claramente. Eles entram em contato com as formas pelas quais inadvertidamente colaboram para desencadear e manter seu sofrimento em geral e sua tendência a ficarem deprimidos.
EXPERIÊNCIAS
A terceira intenção da prática de mindfulness e dos outros elementos do currículo do programa MBCT é aprender a ter acesso a uma nova forma de se relacionar com as experiências que dizem respeito à depressão e outras experiências.
A mudança na direção de um modo mais consciente de ser, que envolve aceitar e prestar atenção à realidade do momento presente, possibilita que os participantes tenham acesso a novas formas de processar ou de estar com a experiência relacionada com a depressão e outras experiências.
Essa mudança de modo da mente possibilita que as pessoas se relacionem com a experiência existente a partir de uma perspectiva diferente. Essa nova forma de ver envolve o reconhecimento de que a experiência não é necessariamente o que cria a identidade.
COMPASSIVIDADE
E a quarta área de aprendizagem do curso é aprender a se voltar para si, ser gentil e lidar compassivamente com todos os aspectos da experiência. Trata-se de um componente fundamental do MBCT esse treinamento de se aproximar da gama de experiências agradáveis, desagradáveis e neutras.
Em vez de reagir com os habituais autocrítica e julgamento, os participantes são convidados a trazerem para a experiência uma atitude aberta, interessada, acolhedora, receptiva e compassiva. Isso dá início a uma mudança da forma evitativa de processá-la para uma orientação de aproximação.
LIVRO
A segunda edição do livro “Terapia cognitiva baseada em mindfulness”, de autoria da psicóloga britânica Rebecca Crane e publicada pela Sinopsys Editora, apresenta uma visão geral, totalmente atualizada, concisa e objetiva do protocolo MBCT.
O processo de treinamento que apoia o curso está baseado na prática de mindfulness e convida a estabelecer uma nova relação, caracterizada por aceitação e compaixão, com as experiências internas conforme elas surgem.
A abordagem reforça a compreensão de que, embora a dificuldade seja uma parte intrínseca da vida das pessoas, é possível trabalhar com ela de novas maneiras.
A obra oferece uma base para a compreensão dos principais aspectos teóricos e práticos do MBCT e mantém seu formato acessível, com 30 características distintivas que caracterizam a abordagem.
Tem como público-alvo profissionais experientes e aprendizes na área, psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas e outros profissionais que tenham interesse no assunto e desejam um guia sucinto.
O livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais e distintivas das abordagens que utilizam.