Mire no alvo - Sinopsys Editora
0

Mire no alvo!

08 de Fevereiro de 2019

Por Deivid Sampaio
e Juliana Ventura* 

Somos formados em Psicologia há 15 anos e recebemos muitas perguntas em nossas redes sociais e palestras, vindas de estudantes da nossa área, sobre nossa escolha em trabalhar com crianças, adolescentes, famílias e pessoas com deficiência. Temos o hábito de falar que fomos escolhidos para atuar nessa área e amamos muito o que fazemos. 

Nossa intenção aqui não é falar do nosso amor pela profissão, mas vai um pouco de encontro a isso. Como dissemos, muitos perguntam qual é o melhor caminho a seguir na clínica, depois da formatura. Frequentemente vemos cartões e anúncios de psicólogos que dizem "atendimento a crianças, adolescentes, adultos, idosos, famílias, individual e grupos". Uma das grandes preocupações dos psicólogos, principalmente os recém-formados, é encher a agenda e, para isso, anunciam que atendem todas as pessoas, ou seja, dão tiro para todos os lados tentando acertar pelo menos alguma coisa. 

 

Esse é um pensamento equivocado, vamos refletir um pouco sobre ele... A Psicologia é uma profissão realmente abrangente; apesar disso nós, profissionais, não conseguimos absorver tudo. Se mirarmos em nosso alvo, na nossa expertise, as chances de sucesso aumentam consideravelmente. Caso você goste de atender crianças, invista nessa área, faça uma pós-graduação, estude, concentre seus esforços naquilo que você é ou no que pode se tornar melhor. Imagine-se atendendo em seu consultório uma criança, logo depois entra um idoso, depois um adolescente pré-vestibulando... Ufa!! Quanta coisa! Nossa cabeça não dá conta de tudo isso. Tudo é diferente: as abordagens, as técnicas e os materiais e recursos usados. 

Como a preocupação inicial também é financeira, quando escolhemos um público ou mesmo uma área para atuação, gastamos menos dinheiro pois sabemos exatamente quais materiais precisamos comprar, quais livros estudar, em qual pós-graduação se matricular, quais cursos fazer... Fica mais fácil, mais barato e a qualidade - que para nós é primordial - fica melhor. Você, aos poucos, se torna referência naquela área e aquele desejo inicial de preencher uma agenda de atendimentos acontece naturalmente. 

Boa sorte! 

 
Sobre os autores:

* Deivid Sampaio é psicólogo (CRP 04/25110) Especialista em TCC da Infância e Adolescência; tem formação no Protocolo TRI, em Neuropsicologia do Desenvolvimento e Treinamento de Pais; Especializando em Transtorno do Espectro Autista. 

* Juliana Ventura é psicóloga (CRP 04/24965) Especialista em Educação Especial, Neuropsicologia e TCC da Infância e Adolescência; tem formação em Reabilitação Neuropsicológica e no Protocolo TRI; Especializanda em Transtorno do Espectro Autista. 

Outras do Blog

Tags

Psicologia, prática clínica

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?