Mitos e verdades sobre os transtornos alimentares - Sinopsys Editora
51 3600.6699 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h às 23:59h, sem fechar ao meio-dia (Exceto em feriados).
Olá, Faça seu login

Informe seu e-mail para que uma nova senha seja enviada

Voltar
0
Carrinho
Produtos

0
Mitos e verdades sobre os transtornos alimentares

Mitos e verdades sobre os transtornos alimentares

17 de Maio de 2022

Há vários mitos e verdades sobre os transtornos alimentares. Embora eles não sejam recentes na história da psicopatologia, o fenômeno da internet difunde informações que, em outras épocas, não se tinha acesso.

Com isso, há muitas fontes ilegítimas que contribuem negativamente para o desfecho de tais distúrbios. Sendo assim, é preciso estar muito atento e buscar fontes seguras.

Um dos mitos que dizem respeito aos transtornos alimentares é o de que pessoas com a doença não parecem saudáveis e estão abaixo ou acima do peso.

Em alguns casos, no entanto, elas não estão nem abaixo nem acima do peso e aparentam ter uma vida normal. Em geral, escondem os sintomas por vergonha ou por não considerarem que seus comportamentos são problemáticos.


CONFLITOS EMOCIONAIS


Outro mito sobre os transtornos alimentares é o de que a fome faz a pessoa comer compulsivamente e não os conflitos emocionais.


Também entre os mitos sobre os transtornos alimentares, está o de que parar de comer ou provocar vômitos são escolhas pessoais.

No entanto, os comportamentos de compulsão alimentar ou de vômito autoinduzido fazem parte do transtorno e não são escolhas conscientes.

Para essas pessoas, é muito difícil controlar os impulsos relacionados com esses comportamentos, o que causa grande sofrimento e prejuízo à sua vida.


RISCOS À SAÚDE


Mais um mito preocupante sobre os transtornos alimentares é o de que eles não oferecem risco de morte. Na verdade, eles são graves e podem levar a óbito se não tratados a tempo de intervir nas condições de risco.

Dos pacientes diagnosticados, 15% morrem. Além disso, o distúrbio pode contribuir para o risco aumentado de suicídio.

Outro mito em torno dos transtornos alimentares é o de que os profissionais da saúde são os maiores aliados ao longo do tratamento dos pacientes, que não devem contar com a família e os amigos durante sua recuperação.

Muitas vezes, a família desconhece a gravidade da doença e sequer reconhece os sintomas como problemáticos. Por isso, é trabalho dos integrantes da equipe multidisciplinar de saúde informá-la e engajá-la no tratamento desses pacientes.

O objetivo é que familiares e amigos passem a entender os comportamentos que fazem parte da doença e atuem como vigilantes, a fim de prestar o suporte emocional de que esses indivíduos necessitam.


LANÇAMENTO


 O que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar
O livro "O que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar", de autoria das psicólogas Fernanda Pasquoto de Souza, Gisele Iesbich Vargas e Margareth da Silva Oliveira, foi recentemente lançado pela Sinopsys Editora.

Parte da coleção "O que você precisa saber e tem medo de perguntar", que busca explicar aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas, a obra esclarece dúvidas tanto para profissionais quanto para pacientes, familiares e pessoas que, de alguma forma, têm envolvimento com transtornos alimentares.

Para uso clínico e familiar e direcionada à faixa etária a partir dos 18 anos, a publicação caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre o assunto.

O que você precisa saber sobre transtornos alimentares e tem medo de perguntar

O que você precisa saber sobre e tem medo de perguntar
Outras do Blog

Tags

Transtornos alimentares, anorexia nervosa, bulimia nervosa, transtorno de compulsão alimentar, TCA

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos



Curso de Formação em Terapia do Esquema

de 28/01/2022 até 28/01/2023 - On-line e ao vivo no ZOOM.

Ler mais Outros Eventos

51 3600.6699

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

copyright © 2020 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados