Movimento Maio Amarelo busca mais segurança no trânsito - Sinopsys Editora
0
Movimento Maio Amarelo busca mais segurança no trânsito

Movimento Maio Amarelo busca mais segurança no trânsito

12 de Maio de 2021

O Movimento Maio Amarelo surgiu há mais de uma década com a intenção de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança no trânsito. A iniciativa internacional foi da Assembleia Geral das Nações Unidas, que, em março de 2010, editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a `Década de Ação para a Segurança no Trânsito’.

O documento teve como base uma pesquisa da Organização Mundial da Saúde, que contou 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito em 178 países somente no ano de 2009. O estudo também mostrou que os acidentes de trânsito ceifam mais de 3 mil mortes por dia, sendo a nona maior causa de óbitos no mundo e os principais responsáveis pela morte de jovens de 15 a 29 anos.

Entre as pessoas de cinco a 14 anos de idade, os acidentes de trânsito sobem no ranking e são classificados como o segundo principal motivo de mortes, caindo para a terceira posição na faixa etária de 30 a 44 anos. Além das vidas perdidas, tal insegurança reflete na economia, representando um custo de US$ 518 milhões por ano em cada país.

Buscando a redução dessas estatísticas e um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres no mundo todo, o Movimento Maio Amarelo é reconhecido por 27 países e representado pela cor amarela, que simboliza atenção, assim como a sinalização de advertência no trânsito.

Visando um esforço mútuo do poder público e da sociedade como um todo, a campanha quer engajar diversos segmentos na pauta da segurança viária. Muito mais do que palavras, o Movimento Maio Amarelo almeja que órgãos governamentais, empresas, associações, federações, entidades de classe e sociedade civil organizada promovam ações que verdadeiramente tenham um impacto positivo na preservação de vidas no trânsito.

CAMPANHA 2021: RESPEITO E RESPONSABILIDADE

No Brasil, o Movimento Maio Amarelo ganhou destaque em 2014 graças ao Observatório Nacional de Segurança Viária, que, desde então, define campanhas anuais para chamar atenção para a causa da segurança no trânsito. Em 2021, na sua sétima edição, ela tem como tema `Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito’.

Destacando que, em 2019, 31.945 brasileiros perderam suas vidas em acidentes de trânsito, conforme os dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, a campanha busca possibilitar a reflexão sobre essas duas atitudes tão importantes como o respeito e a responsabilidade, que, se empregadas de forma mais robusta no trânsito, poderão salvar milhares de motoristas e pedestres.

As mensagens da campanha estão sendo veiculadas em 23 peças publicitárias disponíveis em formatos de banners, outdoors, faixas, posts para redes sociais, entre outros. Interessados em participar do Movimento Maio Amarelo 2021 podem utilizar esses materiais gratuitamente, acessando o site oficial https://maioamarelo.com/cadastro-campanha-2021/.

Almejando reduzir em pelos menos 50% as lesões e mortes no trânsito no mundo, a ONU renovou seu compromisso com a segurança no trânsito durante sua terceira Conferência Global, quando definiu a segunda `Década de Ação pela Segurança no Trânsito’ para o período de 2021 a 2030. Nessa missão, a sociedade precisa se engajar no Movimento Maio Amarelo todos os dias, durante o ano inteiro, em prol de um trânsito mais seguro.
Outras do Blog

Tags

Movimento Maio Amarelo, Maio Amarelo, Segurança no Trânsito

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?