O que é a terapia comportamental integral de casal? - Sinopsys Editora
0
O que é a terapia comportamental integral de casal?

O que é a terapia comportamental integral de casal?

18 de Julho de 2022

A terapia comportamental integral de casal (IBTC, do inglês integrative behavioral couple therapy), criada pelos psicólogos norte-americanos Neil Jacobson e Gayla Margolin na década de 1970, coloca ênfase no conceito de aceitação dos modelos contextuais que se desenvolvem em torno da relação conjugal.



PASSO ESSENCIAL


A terapia de casal comportamental tradicional foca na mudança de comportamentos por meio de intercâmbio de reforçadores para melhorar o clima emocional do casal e, depois, no treinamento de comunicação e de resolução de problemas, buscando mudanças positivas na relação.

Por sua vez, a terapia comportamental integral de casal acrescenta os processos de aceitação como um passo essencial para mudanças efetivas para os casais que tenham problemas relacionais.

Daí que se origina o termo integrativa, o qual propõe estratégias tanto para promover mudança quanto métodos para fomentar aceitação e tolerância na relação. Sendo assim, o grande diferencial da IBCT é o trabalho com as técnicas de aceitação.


RECEPTOR DO COMPORTAMENTO


Outro aspecto diferencial da terapia comportamental integral de casal se refere ao receptor do comportamento, ou seja, na terapia de casal comportamental tradicional, o foco está na mudança de conduta do emissor.

Já na IBCT, o foco passa para o contexto dessa conduta, suas funções e resposta emocional.

Sendo assim, sai de um planejamento de comportamentos governado por regras (de como deveria ser ou gostaria que fosse) para contingências, isto é, melhorias derivadas de comportamentos naturais do casal, o que lhe serve, conforme sua experiência e vivência pessoal.

A avaliação do funcionamento conjugal se dá pela eleição de um tema específico a ser trabalhado, pelo consequente processo de polarização que o casal representa e pela armadilha mútua, ou seja, um padrão de interação que não soluciona o problema e desgasta ainda mais o casal, deixando uma sensação de cansaço e desesperança sobre o relacionamento.


PROTOCOLO ESPECÍFICO


A terapia comportamental integral de casal propõe um protocolo específico para o início do processo terapêutico para a realização da formulação de caso. É um momento de avaliação da dinâmica conjugal organizado em quatro sessões: a primeira e a última com o casal junto e as duas intermediárias com cada parceiro individualmente.

Na primeira sessão, objetiva-se criar vínculo com o casal, rastrear sua história, visão de cada um acerca dos problemas, motivação de cada um para a terapia, pontos fortes da relação.

As sessões individuais visam à percepção mais aprofundada de cada um acerca dos problemas conjugais e preenchimento de instrumentos de avaliação que auxiliam na elaboração de um projeto de tratamento.

Para auxiliar nesse processo os autores propõem a avaliação DEEP, palavra que significa profunda em inglês e seu acróstico representa: D, diferenças que o casal possui acerca de um ou mais temas; E, emoções evocadas, diferenciando as emoções superficiais das profundas; E, fatores externos que possam estra contribuindo para que a crise conjugal se intensifique; e P, padrão de interação que demonstra como o casal lida com as situações.


DICA DE LEITURA


O casal diante do espelho e a reconstrução do vínculo do amor

"O casal diante do espelho e a reconstrução do vínculo do amor" é um livro que foi elaborado com o objetivo de preencher lacunas existentes na formação do terapeuta de casais.

Organizada pela psicóloga Iara de Lourdes Camaratta Anton e publicado pela Sinopsys Editora, a obra reúne contribuições teóricas e vinhetas clínicas no intuito de favorecer diversas reflexões sobre o assunto.

Tem como ponto forte o estabelecimento de uma ponte entre aspectos das terapias psicodinâmicas que tendem a ser negados ou a passar despercebidos em terapias de casal.

É fruto de estudo de série, consistente, e de longa experiência em psicoterapias (individual, casal e família).


A linguagem é clara acerca de temas e teorias que muitas vezes parecem distantes ou áridos demais. A complexidade não se apresenta como um desafio intransponível, mas como um convite à muita atenção, a questionamentos e reflexões.

O casal diante do espelho e a reconstrução do vínculo do amor
Outras do Blog

Tags

Terapia de casal, Neil Jacobson, Gayla Margolin, DEEP, sexualidade, relacionamento interpessoal, família, qualidade de vida, violência psicológica, terapia comportamental integral de casal, IBTC

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?