O que são CAPS e quais serviços psicológicos oferecem? - Sinopsys Editora
0
O que são CAPS e quais serviços psicológicos oferecem?

O que são CAPS e quais serviços psicológicos oferecem?

03 de Novembro de 2023

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são unidades de atenção estratégicas da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que atendem prioritariamente pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas.


Integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS), os CAPS são constituídos por equipes multiprofissionais, incluindo psicólogos, que atuam sob a ótica interdisciplinar e que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário na área territorial dos pacientes, seja em situações de crise, seja nos processos de reabilitação psicossocial.


O papel do psicólogo nos CAPS não se limita a atendimentos clínicos individuais. Além dos encaminhamentos internos, os profissionais trocam informações entre si sobre os casos e se engajam em tratamentos compartilhados uns com os outros, como atividades de grupo, visitas domiciliares, intervenções em situações de crise, reuniões regulares de equipe e construção de projetos terapêuticos.


A formação diferente de cada profissional é colocada a serviço dos pacientes muitas vezes de forma simultânea, ou seja, ao mesmo tempo, com os profissionais trabalhando lado a lado.



Tarefas terapêuticas



MODALIDADES


CAPS I: atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitam estabelecer laços sociais e concretizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 15 mil habitantes.


CAPS II: atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitam estabelecer laços sociais e concretizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.


CAPS i: atende crianças e adolescentes que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitam estabelecer laços sociais e concretizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões com população acima de 70 mil habitantes.


CAPS ad álcool e drogas: atende pessoas de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de crack, álcool e outras drogas e outras situações clínicas que impossibilitam estabelecer laços sociais e concretizar projetos de vida. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 70 mil habitantes.



Mais Tarefas terapêuticas



CAPS III: atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitam estabelecer laços sociais e concretizar projetos de vida.


Proporciona serviços de atenção contínua, com funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana, ofertando retaguarda clínica e acolhimento noturno a outros serviços de saúde mental, inclusive CAPS ad, possuindo até cinco leitos para acolhimento noturno. Indicado para municípios ou regiões de saúde com população acima de 150 mil habitantes.


CAPS ad III álcool e drogas: atende adultos, crianças e adolescentes, considerando as normativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), com sofrimento psíquico intenso e necessidades de cuidados clínicos contínuos.


Serviço com, no máximo, 12 leitos de hospitalidade para observação e monitoramento, de funcionamento 24 horas, incluindo feriados e finais de semana; indicado para municípios ou regiões com população acima de 150 mil habitantes.



Outras do Blog

Tags

CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, SUS, Sistema Único de Saúde, psicologia, transtorno mental, álcool, outras drogas

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?