Orientação sexual afeta inconscientemente nossas impressões dos outros, estudo canadense sugere. - Sinopsys Editora
0

Orientação sexual afeta inconscientemente nossas impressões dos outros, estudo canadense sugere.

18 de Janeiro de 2016

Em um estudo, 22 mulheres e nove homens viram 104 fotos de homens negros e brancos heterossexuais e gays e avaliaram sua simpatia em uma escala de um (não agradável) a sete (extremamente simpático). Os participantes não foram informados de que alguns dos homens retratados eram gays. Enquanto os homens brancos heterossexuais globais foram classificados como mais simpáticos do que os homens gays brancos, os homens negros foram classificados de forma oposta: homens negros gays eram considerados mais simpáticos do que homens negros heterossexuais.

"Observamos que as pessoas julgam os outros com base na orientação sexual, mesmo se elas não estão conscientes do fato de que alguém é gay ou hetero", disse a estudante de doutorado Jessica Remedios, principal autora. "Ao compreender como a orientação sexual afeta os trabalhos de avaliação rápida que formamos sobre os outros, podemos aprender mais sobre prever e minimizar as consequências negativas da homofobia."

Em um segundo estudo, 36 mulheres e 14 homens foram divididos em grupos para ver as mesmas 104 fotos. Um grupo foi instruído a puxar um joystick na sua direção quando um rosto branco aparecesse (aproximação) e empurrar o joystick para longe quando um rosto negro aparecesse; o outro grupo foi instruído inversamente, para se aproximar dos rostos negros e evitar os brancos. Entre os participantes que se aproximaram dos brancos, as respostas foram mais rápidas para os homens heterossexuais do que para os gays das fotos.

Entre os participantes que se aproximaram dos negros, no entanto, as respostas foram mais rápidas para gays do que para os homens heterossexuais. "Dado que as respostas de abordagem mais rápidas indicam maior positividade em direção a estímulos, estes resultados sugerem que a orientação sexual, apesar da falta de marcadores de percepção explícitos, infiltra-se na impressão automática, que é formada. Além disso, o nosso juízo de homens gays depende se eles são brancos ou negros. O estudo é consistente com a preferência expressa no primeiro estudo", diz Remedios. Segundo ela, estes resultados sugerem que a orientação sexual, apesar da falta de marcadores de percepção explícitos, infiltra-se na impressão automática que é formada. Além disso, o juízo de homens gays depende do fato de eles serem brancos ou negros.

FONTE: Universidade de Toronto. (2011, 03 de setembro). Sexual orientation unconsciously affects our impressions of others, Canadian study suggests.Science Daily. Acessado em 04 de setembro de 2015 a partir de www.sciencedaily.com/ releases/2011/09/110902110146.htm

Outras do Blog

Tags

Orientação sexual, Impressões dos outros, Terapia cognitivo-comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?