Práticas de mindfulness nas escolas reduzem sintomas relacionados a depressão.
13 de Novembro de 2013
Adolescentes que participaram de um programa de mindfulness desenvolvido dentro das salas de aula relataram escores reduzidos de sintomas depressivos, ansiosos e de estresse até seis meses depois do programa.
O programa foi realizado em cinco escolas da Bélgica, totalizando quatrocentos alunos, com idade entre treze e vinte anos. Os alunos foram divididos em dois grupos, o grupo controle e o grupo que participou do programa. Os adolescentes do programa receberam treinamento de mindfulness, enquanto os do grupo controle não. Após finalizado o programa, todos os alunos responderam a questionários com indicadores de depressão, ansiedade e estresse. A bateria de testes foi realizada em três momentos, anterior à intervenção, logo após o término da intervenção e por fim seis meses depois da intervenção.
Antes do início do programa os grupos apresentaram resultados similares para os indicadores de depressão (grupo controle 24% e grupo do programa 21%). Após o programa o número foi significativamente diferente, o grupo que participou do programa apresentou 15% de indícios de depressão contra 27% do grupo de controle. A diferença permaneceu até os seis meses após o programa, adolescentes do grupo controle 31% e o grupo que participou do programa 16%.
O estudo demonstra que a prática de mindfulness não só auxiliou para diminuir os sintomas relacionados a depressão mas também como um fator de proteção para o desenvolvimento destes sintomas futuramente.
Fonte: KU Leuven (2013, March 15). Mindfulness at school reduces (likelihood of) depression-related symptoms in adolescents. ScienceDaily. Retrieved March 21, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/03/130315095916.htm