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Práticas psicossociais: sexualidade e adolescência

Práticas psicossociais: sexualidade e adolescência

01 de Fevereiro de 2023

A sexualidade é um dos elementos a serem considerados nas práticas psicossociais em saúde mental com adolescentes, não se podendo desvinculá-la dos outros fatores ligados à formação de subjetividade.

Por ser a adolescência uma fase em que os jovens vivenciam várias crises em busca de sua identidade, o grupo de iguais pode trazer-lhes um alento com a identificação. Por outro lado, é nesse espaço que os adolescentes se tornam vulneráveis social e subjetivamente.

Sendo esse período da vida um momento de construção de identidade e a sexualidade como parte da construção do ser humano, é importante ter um olhar apurado quanto aos mecanismos de defesa utilizados.

Um desses mecanismos é a onipotência como estratégia para minimizar as dores advindas de questionamentos como: quem sou eu, o que quero, sou adulto ou sou criança?

Ao utilizar-se desse mecanismo de forma intensa, o adolescente poderá colocar-se em risco uma vez que seu pensamento é: eu posso qualquer coisa, comigo não vai acontecer nada de ruim, eu sou poderoso.

Um desses atos pode estar associado à sua vida sexual, na qual não faz uso de preservativo durante as relações sexuais, o que pode culminar em doenças sexualmente transmissíveis e gravidez indesejada.


REDES DE PROTEÇÃO



O ideal seria contar com a educação sexual formal em todas as escolas e que essa educação pudesse visar ao desenvolvimento da sexualidade autônoma e não somente ao controle da vida reprodutiva. Que fosse um momento no qual se pudesse abrir um espaço para a fala e para a voz do adolescente.

No entanto, isso não tem sido possível nas escolas brasileiras. Os profissionais da saúde e educação precisam ser preparados para educação sexual com o propósito de contribuir para o desenvolvimento saudável da sexualidade na adolescência.

O papel desses profissionais deve ser o da busca pela saúde física, social e psíquica envolvendo aspectos da sexualidade na juventude.


VOZ


Quando se trata do trabalho com adolescentes, é importante que se dê voz aos mesmos para que seja possível compreender como eles internalizam seu entorno e como constroem sua subjetividade, podendo, dessa forma, intervir em uma ação para que haja efetivamente um trabalho de conscientização de deveres e direitos.

Quando a ação estiver permeada por preconceitos, crenças ou valores pessoais, não se faz intervenção, mas sim interferência, impondo-se regras e valores e desconsiderando os direitos do outro.

O educador ou o psicólogo que não estiver preparado para fazer o trabalho de educação sexual não deve fazê-lo, pois a falta de formação técnica pode levar ao desserviço com relação à educação sexual, perpetuando tabus e preconceitos.


LIVRO


Práticas psicossociais em saúde mental: da diversidade teórica ao encontro das atuações
O livro “Práticas psicossociais em saúde mental: da diversidade teórica ao encontro das atuações”, organizado pelo psicólogo Paulo Eduardo Benzoni e publicado pela Sinopsys Editora, reúne textos de diversas orientações teóricas e contextos práticos.

Proporciona ao leitor um panorama da amplitude de atuação da psicologia como ciência aplicada à profissão, reunindo os fazeres nos campos da saúde, psiquiatria, escolas, clínica e instituições.

O ser humano vive em constante relação com o mundo ao seu entorno, e dessa relação se constrói um ser biopsicossocial por meio de um longo ciclo vital: esse foi o eixo norteador da organização da obra.

Em sua primeira parte, apresenta práticas psicológicas voltadas à infância e à adolescência, fases estruturantes do indivíduo. A segunda parte, direcionada à fase adulta, traz práticas de apoio ao sofrimento humano quando estabelecido.

Práticas psicossociais em saúde mental: da diversidade teórica ao encontro das atuações
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Tags

práticas psicossociais, adolescência, identidade, vida adulta, saúde mental, sexualidade, educação sexual, saúde física, saúde social, saúde psíquica

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