Qual o melhor tratamento para ansiedade social? - Sinopsys Editora

0

Qual o melhor tratamento para ansiedade social?

26 de Janeiro de 2015

Sabe-se que os antidepressivos são o tratamento mais usado para o transtorno de ansiedade social, porém uma nova pesquisa sugere que a terapia cognitivo-comportamental (TCC) é mais eficaz e, ao contrário de medicação, pode ter efeitos duradouros após terminar o tratamento.

Transtorno de ansiedade social é uma condição psiquiátrica caracterizada por intenso medo e evitação de situações sociais, afetando até 13% dos norte-americanos e europeus. A maioria das pessoas que sofrem deste transtorno não recebe tratamento para a doença. Para aqueles que  fazem tratamento, a medicação é a opção mais acessível, porque existe uma escassez de psicoterapeutas treinados. 

"A ansiedade social é mais do que apenas a timidez", diz o líder do estudo, Evan Mayo-Wilson, da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health, dos EUA. "As pessoas com este transtorno podem ter comprometimento grave em relações de amizade e até recusar promoções no trabalho que exigiriam uma maior interação social. A boa notícia do nosso estudo é que a ansiedade social é tratável. Agora que sabemos o que funciona melhor, precisamos melhorar o acesso à psicoterapia para aqueles que estão sofrendo."

Para o metaestudo, Mayo-Wilson e seus colegas analisaram dados de 13.164 participantes em 101 ensaios clínicos. Os participantes tinham todos ansiedade social grave e de longa data. Aproximadamente 9.000 receberam medicação ou uma pílula placebo, e mais de 4.000 receberam uma intervenção psicológica. Poucos dos ensaios analisaram o efeito da combinação entre a medicação e a psicoterapia, e não houve nenhuma evidência de que a terapia combinada com medicação foi melhor do que apenas a psicoterapia. 

Os pesquisadores compararam vários dados de diferentes terapias e encontraram a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) como a mais eficaz. A TCC é uma forma de tratamento que se concentra na relação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos. Ela ajuda as pessoas a desafiar medos irracionais e superar a sua evitação de situações sociais, diz Mayo-Wilson. 

"Um maior investimento em terapias psicológicas iria melhorar a qualidade de vida, aumentar a produtividade no local de trabalho e reduzir os custos de saúde", diz Mayo-Wilson. "O sistema de saúde não trata de saúde mental de forma equitativa, atender a demanda não é simplesmente pagar por serviços psicológicos. Precisamos melhorar a infraestrutura para o tratamento de problemas de saúde mental conforme as evidências e pesquisas mostram quais são as intervenções mais eficazes."

FONTE: Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health. (2014, September 25). Talk therapy -- not medication -- best for social anxiety disorder, large study finds. ScienceDaily. Retrieved September 30, 2014 from 

Outras do Blog

Tags

Ansiedade, Ansiedade Social, Tratamento de Ansiedade, Transtornos de Ansiedade, Transtorno Social, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69