Quando se trata de pressão do grupo de pares, os jovens não estão sozinhos.
27 de Dezembro de 2013
É sabido que os adolescentes e jovens correm riscos, e quando eles passam por essas situações estão acompanhados. Estudo demonstra que os jovens têm 5 vezes mais chance de se envolver em acidentes quando estão em grupo do que quando estão sozinhos. Isso se aplica também quando os comportamentos são uso de álcool ou cometer crimes.
Estudo desenvolvido por Laurence Steinberg e Jason Chein demonstra que esse comportamento de risco aumentado quando se está em grupo de pares acontece também em outra espécie de mamíferos - o rato. Os psicólogos utilizaram ratos no experimento porque eles não têm o componente da pressão social que se acreditava que influenciasse o consumo de álcool, por exemplo.
Mas o experimento demonstrou que os ratos tiveram o consumo de álcool aumentado quando estavam em grupo. Segundo Steinberg, "O efeito que a presença de pares tem no comportamento de busca de recompensa dos adolescentes pode ser de fato um processo evolutivamente conservado".
FONTE: Temple University (2013, December 5). When it comes to peer pressure, teens are not alone. Science Daily. Retrieved December 9, 2013, from http://www.sciencedaily.com/releases/2013/12/131205142137.htm