Saúde mental do trabalhador e a importância da atuação do psicólogo nas empresas - Sinopsys Editora
>> 
Pré-venda - Como formular casos   Clique aqui  
<<

0

Saúde mental do trabalhador e a importância da atuação do psicólogo nas empresas

11 de Novembro de 2019


A preocupação com a saúde mental dos trabalhadores ganha cada vez mais amplitude, a ponto de a OMS incluir a síndrome de burnout na nova Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que deve entrar em vigor em 1º de janeiro de 2022. 

Como o burnout não exige notificação compulsória, o Ministério da Saúde tem dificuldade em contabilizar o número de brasileiros que são afetados. Dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, a concessão de benefícios de auxílio-doença por burnout aumentou 114,8% entre 2017 e 2018 - passando de 196 para 421 benefícios, informa o Portal PebMed (leia mais aqui). 

Nessa live, Ricardo Gusmão e Tânia Rudnicki conversaram sobre outras possibilidades de atuação do psicólogo, indo além do atendimento em clínica. Além da Psicologia da Saúde, que é abordada no vídeo, você pode considerar a possibilidade de não apenas atender a trabalhadores no seu consultório, mas também de atuar como psicólogo dentro das empresas. 

Como está a saúde mental dos trabalhadores? 

Dados globais apurados pelo Índice de Inclusão* apontam 38% dos trabalhadores entrevistados enfrentam problemas de saúde mental - incluindo algum distúrbio diagnosticado ou estresse. A `perda de energia’ ou `fadiga avassaladora’, que estão entre os sintomas iniciais mais comuns de problemas de saúde mental - são relatadas por 29% dos funcionários no mundo. 

Segundo a pesquisa, mais de um terço (38%) dos que relatam algum tipo de problema de saúde mental também dizem que se sentem discriminados por conta de sua condição, enquanto 51% descreveram o apoio que recebem de seu local de trabalho como insuficiente. Por outro lado, o conhecimento sobre os problemas de saúde mental está crescendo: entre os entrevistados, 59% afirmam confiar no empregador o suficiente para discutir essas questões no trabalho. 

Saúde mental, trabalho e jovens

Outro dado apontado pelo Índice de Inclusão da Kantar é a importância de aumentar o conhecimento e o apoio para jovens que enfrentam problemas mentais ao redor do mundo. Enquanto 28% dos homens jovens relatam suspeitas de problemas mentais, 42% das mulheres jovens dizem já sofrer de uma condição de saúde mental. Entre as mulheres de 35 a 54 anos, o índice de identificação de condições de saúde mental, que é de 44%, está 6% acima da média. 

Mandy Rico, Diretora Global do Índice de Inclusão da Kantar, afirma que as organizações, por serem focadas em pessoas, devem cuidar dos funcionários nos locais de trabalho. Ela cita pontos importantes que precisam ser observados pelos gestores:
- a diminuição do estigma em relação a problemas de saúde mental, 
- a garantia que as pessoas sintam que podem pedir ajuda em momentos de necessidade e 
- o apoio correto para essas questões. 

Esse (re)posicionamento das empresas passa pelo investimento em maneiras de abordar e acompanhar os casos de problemas de saúde mental identificados entre os funcionários, independente de gênero, faixa etária ou atribuição laboral. Para tanto, empresas podem - e devem - contar, em suas equipes, com psicólogos qualificados que poderão identificar e tratar obstáculos que interfiram negativamente na relação positiva entre o homem e o seu exercício profissional, reduzindo casos de sofrimento, estresse e outros distúrbios de saúde mental.


* Desenvolvido pela Kantar Insights, o Índice de Inclusão da Kantar entrevistou 18 mil funcionários em 14 países e tem como objetivo ser um ponto de partida para ajudar empregadores a entenderem melhor a escala e escopo dos desafios culturais com os quais suas organizações estão lidando.
Outras do Blog

Tags

Burnout, Psicologia, Stress, Trabalho

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69