Segundo pesquisa, sentimento de culpa em líderes é positivo.
26 de Novembro de 2012
Rebecca Schaumberg, da Universidade de Administração de Stanford, nos Estados Unidos, ficou intrigada por que alguns funcionários assumem tarefas "ingratas" de realizar e outros não o fazem. Algumas pessoas, por exemplo, ficam trabalhando horas extras sexta-feira e ainda vão embora sentindo-se mal por não terem finalizado e outras, ao acabar o expediente, vão e assistem a um filme tranquilamente.
Dra. Schaumber hipotetizou então que talvez estas pessoas sentiam-se culpadas por não realizarem a tarefa. A partir destes questionamentos a pesquisadora desenvolveu seu estudo.
Segundo Schaumber: "A sensação (culpa) é desagradável e é algo que queremos nos livrar. Mas a vontade de reduzir o sentimento de culpa pode nos levar a tomar atitudes positivas". "Este tipo de antecipação ao sentimento de culpa pode levar a emergir ou assumir papéis de liderança".
O estudo foi realizado da seguinte maneira: os voluntários respondiam a questionários que continham cenas cotidianas, como por exemplo "você esta dirigindo à noite e atropela um animal". Em cada uma destas situações os voluntários precisavam respondem como se sentiam diante a situações. A partir das respostas foi feita uma variável nominada "tendência a sentir culpa".
Passada esta tarefa foi feita uma dinâmica de grupo entre os voluntários. Os voluntários que apresentaram maior "tendência a sentir culpa" foram os que assumiram o papel da liderança nos grupos.
Fonte: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/11/sentimento-de-culpa-em-lideres-e-aspecto-positivo-diz-pesquisa.html