Será que a realidade virtual em jogo de treinamento do cérebro pode detectar comprometimento cognitivo leve? - Sinopsys Editora

0

Será que a realidade virtual em jogo de treinamento do cérebro pode detectar comprometimento cognitivo leve?

03 de Fevereiro de 2015

Pesquisadores demonstraram o potencial de um jogo virtual onde acontece um treino cognitivo como ferramenta de triagem para pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (MCI). MCI é uma condição que frequentemente precede a doença de Alzheimer (AD), que é caracterizada por perda de memória e incapacidade para executar atividades complexas, tais como o planejamento financeiro.


Aplicativos baseados em jogos de realidade virtual têm sido usados como aplicações de treino cognitivo e como medidas para aperfeiçoar funções cognitivas. Embora tenha sido demonstrado que MCI pode ser detectada apenas quando os jogos forem utilizados em combinação com testes padronizados, os cientistas da Universidade Aristóteles de Tessalônica, na Grécia, conseguiram fazer a passagem para a triagem MCI através de aplicações de realidade em jogos virtuais robustos que podem ser usados por conta própria para a detecção precisa de MCI.


Em um artigo publicado no Jornal da Doença de Alzheimer, os pesquisadores indicam que a aplicação atingiu um nível de precisão de diagnóstico semelhante a testes padronizados, que são o padrão ideal para a seleção MCI. Pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve (MCI) podem viver de forma independente e não são todos os pacientes que evoluem para AD. Por isso, o esforço global contra distúrbios cognitivos está focando na detecção precoce da MCI.


Um grande número de adultos mais velhos está usando exercícios informatizados de treinamento cognitivo/jogos como um meio fácil e agradável de exercitar o seu cérebro. Se estes jogos e exercícios também puderem detectar distúrbios cognitivos, todo o processo de triagem cognitiva poderia tornar-se mais agradável, motivando, assim, mais pessoas a serem avaliadas. Com a maioria dos adultos mais velhos examinando a sua saúde cognitiva regularmente através de tais jogos, possível comprometimento cognitivo será detectado na fase inicial de MCI, permitindo assim que os pacientes desfrutem de uma melhor qualidade de vida e se mantenham independentes por mais tempo.

A investigação sobre o uso de jogos virtuais para avaliação remota de MCI já está em andamento e os resultados desse estudo serão publicados em breve. Os jogos virtuais foram desenvolvidos como parte do projeto "Εν-ΝΟΗΣΗΣ" para o uso de novas tecnologias na triagem, diagnóstico, tratamento e apoio de pacientes com MCI. Seu desenvolvimento, teste e aplicação de pesquisa foram realizados por organizações de pesquisa dedicadas à transferência e difusão de conhecimentos de investigação de alta qualidade, desenvolvimento de soluções avançadas e tecnologias de ponta. As mesmas organizações estão atualmente envolvidas no desenvolvimento e testagem de outros instrumentos tecnológicos inovadores que respondam a uma série de necessidades clínicas e organizacionais no esforço contra distúrbios cognitivos.

FONTE: IOS Press BV. (2015, January 12). Virtual reality brain training game can detect mild cognitive impairment, a condition that often predates Alzheimer’s disease.ScienceDaily. Retrieved January 13, 2015 from


Outras do Blog

Tags

Jogos, Treinamento, Cérebro, Cognitivo, Virtual, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69