Sinopsys Editora - Supere o medo de dirigir
51 3066.3690 Horário de atendimento: De Seg a Sex das 8h30 às 18h, sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

Produtos

Supere o medo de dirigir

26 de Novembro de 2018

Por Marina Marcon e William Fiuza
Psicólogos do Programa Supere o Medo de Dirigir


O medo de dirigir é uma condição comum em nossa sociedade, que provoca intenso sofrimento ao indivíduo que a sente, já que limita e afeta sua autonomia e liberdade. Uma característica comum entre diversos tipos de medo é a sensação de ser incapaz de lidar com a experiência que o desperta e, portanto, são desenvolvidas estratégias para evitar a situação temida.

Um dos principais fatores que colaboram para que uma pessoa tenha medo de dirigir é a interação entre os indivíduos no trânsito. Muitas vezes a pressa, a irritabilidade, a agressividade e a intolerância são percebidas a partir de comportamentos adotados pelos motoristas enquanto dirigem. Não é incomum acontecerem situações desagradáveis no trânsito, onde motoristas cometem sutis equívocos e ficam vulneráveis a críticas, muitas vezes expressas através da buzina do carro ou palavras ofensivas.

Falta de assertividade em colocar opiniões, dar sugestões e reações exageradas de cuidado também podem ser compreendidas como críticas, mesmo que não seja a intenção do sujeito. Todas essas manifestações incomodam a pessoa que sente medo de dirigir, já que reforçam o seu sentimento (irreal) de incapacidade para dirigir e lidar com o trânsito. O sofrimento e a ansiedade gerados por isso são ainda maiores quando a pessoa já possui um perfil autocrítico e de cobrança excessiva.

Sendo assim, para que possamos ter um trânsito mais harmonioso, seguro e fluído (o que, com certeza, é o desejo de todos) é primordial que se tenha consciência da importância do respeito aos outros motoristas, aos pedestres, ciclistas, e todos os que se encontram neste contexto que faz parte da nossa rotina diária. Nossos posicionamentos e atitudes podem criar um trânsito agradável ou caótico.

Muito se fala em empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro. Quantas dessas buzinas seriam evitadas se as pessoas soubessem o quanto ela ecoa de forma assustadora na mente de quem tem medo da direção? Ao agirmos com mais tolerância, paciência e respeito, colaboramos para que outros motoristas, no seu tempo, desenvolvam as habilidades necessárias para se sentirem mais seguros no trânsito, assumindo a direção do volante e da sua vida.

O medo de dirigir pode ser superado a partir de nova interpretação acerca de si mesmo e sobre o ato de dirigir. Para isso, é dever de todos nós contribuir para que o trânsito seja mais agradável em todos os sentidos.

Outras do Blog

Tags

ansiedade, medo de dirigir, psicologia, tcc

Mais

Vistos

Saiba antes de promoções e lançamentos

XII Congresso Brasileiro da Sociedade de Psicologia Hospitalar

de 05/08/2019 até 07/08/2019 - Fiesta Bahia Hotel Salvador

Ler mais Outros Eventos

51 3066.3690

Horário de atendimento:
De Seg a Sex das 8h30 às 18h,
sem fechar ao meio dia (Exceto em feriados).

copyright © 2015 Sinopsys Editora. Todos os direitos reservados Fradde Comunicação