Tarefas terapêuticas em Psicologia: quais as mais utilizadas? - Sinopsys Editora

0
Tarefas terapêuticas em Psicologia: quais as mais utilizadas?

Tarefas terapêuticas em Psicologia: quais as mais utilizadas?

24 de Junho de 2021

As tarefas terapêuticas ou tarefas de casa são mais frequentemente incorporadas na Terapia Cognitivo-Comportamental, podendo fazer parte de todos as etapas do tratamento. O objetivo é levar para o dia a dia do paciente as reflexões ou atividades que ajudem a alcançar os objetivos propostos.

As prescrições das tarefas terapêuticas não requerem uma fórmula específica, mas devem passar pelos processos de ativação comportamental, monitoramento do pensamento automático, avaliação e respostas aos pensamentos automáticos, solução de problemas, habilidades comportamentais, experimentos comportamentais, biblioterapia e preparação para a próxima sessão.


PSICOEDUCAÇÃO


No processo psicoterapêutico com a TCC, as tarefas terapêuticas mais utilizadas incluem a psicoeducação. Nesse caso, o terapeuta normalmente fornece ou sugere materiais psicoeducacionais para o paciente ler em casa. O objetivo é ensiná-lo sobre a origem dos problemas apresentados em sessão e sobre a abordagem do tratamento.

No caso de atendimento de crianças ou adolescentes, por exemplo, o terapeuta pode fornecer alguns textos para que os pais ou outros responsáveis leiam sobre os princípios básicos do comportamento aplicados à educação dos filhos.

A psicoeducação, portanto, é eficaz para nortear tanto o paciente quanto sua família sobre diagnósticos e sintomas e sobre o próprio tratamento. Ela facilita processos de mudança, de aceitação ou melhora do indivíduo.


REGISTRO DIÁRIO


Também entre as tarefas terapêuticas utilizadas no processo psicoterapêutico da TCC, está o Registro Diário de Pensamentos Disfuncionais, destinado a identificar e contestar pensamentos automáticos disfuncionais.

Um dos principais objetivos de um RDPD é ajudar o paciente a obter maior conhecimento sobre o que está motivando sentimentos negativos, como de baixa autoestima e ansiedade, bem como comportamentos improdutivos.

Outro objetivo é contestar pensamento negativos e tendenciosos. É comum o paciente não saber por que se sente mal ou está desmotivado por exemplo. Com a ajuda dos registros, ele pode identificar erros de raciocínio que alimentam o seu desconforto emocional.

Dessa forma, pensamentos tendenciosos e distorcidos são analisados objetivamente, o que possibilita a resolução de problemas com mais confiança e a adoção de uma atitude mais produtiva.


HABILIDADES


Entre as habilidades que o paciente pode aprender a treinar em sua vida cotidiana por meio das tarefas terapêuticas, também estão as estratégias de regulação emocional. São exemplos o manejo do estresse, as intervenções baseadas na aceitação, a reestruturação cognitiva e a mindfullness ou atenção plena.

No caso da atenção plena, o paciente pode ser solicitado a praticar em sua semana alguns exercícios de meditação que, em geral, têm como função ensiná-lo a prestar atenção ao momento presente e à experiência imediata.


PLANEJAMENTO


Em qualquer uma das situações, é fundamental que o terapeuta planeje as tarefas terapêuticas de modo que elas facilitem progressos durante o tratamento. Isso quer dizer que o profissional pode elaborar metas graduais, começando com a solicitação de comportamentos mais simples e prováveis de serem reforçados ao serem executados e passando para comportamentos gradualmente mais complexos.

Também é importante que o terapeuta cobre e fale com o paciente sobre as tarefas na sessão subsequente à execução, salientando os efeitos reforçadores do comportamento alternativo, tornando mais provável que ele volte a ser emitido em outros momentos do cotidiano do indivíduo.

Tarefas terapêuticas em clínica cognitivo-comportamental
Outras do Blog

Tags

Tarefas Terapêuticas, Tarefas de Casa, Psicoterapia, Plano de Tratamento, Automonitoramento, Psicoeducação

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Minicurso Introdução à terapia do esquema

de 16/02/2024 até 24/02/2024 - Rua João de Almeida, 735 - Estoril, BH - MG

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69