Taxas de suicídio e tendências em São Paulo, de acordo com gênero, faixa etária e aspectos demográficos. - Sinopsys Editora
0

Taxas de suicídio e tendências em São Paulo, de acordo com gênero, faixa etária e aspectos demográficos.

03 de Setembro de 2012

Estudo publicado na Revista Brasileira de Psiquiatria demostra dados coletados no estado de São Paulo entre 1996 e 2009 a respeito de casos de suicídio, como gênero, faixa etária e métodos de suicídio. Durante este período ocorreram 6.002 suicídios, 4,6 por 100mil habitantes.

Diferenças de gênero foram identificadas no estudo, 7,5 em homens e 2,0 em mulheres, a relação masculino-feminino foi cerca de 3,7. Entre 1996 e 2002 foi identificada uma queda de 5,3% por ano na tendência de suicídio em homens, e um aumento significativo de 2,5% a partir de 2002. Nas mulheres não foi identificada variação significativa durante o período.

A respeito das faixas etárias no homens foram identificadas diferenças estatisticamente significativas. Para os idosos (>65 anos) foi encontrada redução de 2,3% ao ano, enquanto os homens mais jovens (25-44 anos), a partir de 2004, apresentaram um aumento de 8,6% ao ano. Novamente não houve referências significativas entre as mulheres.

O estudo também mediu as diferenças sócio-demográficas, como etnia, estado civil e raça. Os dados foram analisados através do software estatístico de analise de regressão, Joinpoint Regression Analysis. Concluiu-se com o estudo que mais ações de prevenção a grupos de risco ao suicídio precisão ser desenvolvidas ao passo que o índice vem aumentando gradativamente.

Fonte: http://www.rbppsiquiatria.org.br/artigosPrelo.asp

Outras do Blog

Tags

Suicídio, São Paulo, Gênero, Demográficos, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?