TCC em grupo: estudo sobre eficácia no T. Bipolar
12 de Julho de 2012
O objetivo do estudo foi medir a eficácia da terapia de grupo na qualidade de vida de sujeitos com T. Bipolar em comparação com sujeitos que seguiram com o tratamento padrão. Para este estudo foram determinados dois grupos. O grupo que recebeu o atendimento em grupo além do tratamento farmacológico usual (N=27) e o grupo controle que seguiu apenas com o tratamento farmacológico (N=14). Qualidade de vida e transtorno do humor foram acessados na pesquisa. O atendimento em grupo foi desenvolvido em 14 sessões estruturadas.
O Transtorno Bipolar gera importante impacto na qualidade de vida e no funcionamento psicossocial do sujeito. Como mostra o estudo, a psicoeducação e a terapia cognitivo-comportamental são as abordagens mais utilizadas em estudos com o transtorno Bipolar, ambas mostram resultados positivos significativos no tratamento.
Como funcionou o grupo: As 14 sessões estruturadas aconteceram semanalmente com duração de 2 horas. A intervenção foi dividida em 2 etapas: a primeira etapa consistia na psicoeducação sobre o transtorno; e a segunda etapa focava em estratégias cognitivas-comportamentais de controle e manejo do transtorno.
O estudo trás como resultados a mudança na avaliação pós tratamento em grupo na escala de qualidade de vida, onde os sujeitos do grupo de terapia apresentaram melhora em 7 das 8 escalas do instrumento. O grupo que recebeu o atendimento apresentou melhoras residuais em depressão e mania, apesar de não serem significativamente comprovados. As analises estatísticas demostraram resultados significativos em 6 das 8 subescalas de qualidade de vida, comprovando que o grupo que recebeu o tratamento apresentou melhor qualidade de vida em comparação com o grupo controle.
Texto original: http://www.scielo.br/pdf/bjmbr/2012nreview/1225.pdf