Testes podem detectar esquizofrenia pelo `olhar`. - Sinopsys Editora
0

Testes podem detectar esquizofrenia pelo `olhar`.

12 de Novembro de 2012

Teste de movimento dos olhos pode auxiliar no diagnóstico de esquizofrenia, segundo estudo publicado por Philip Benson e David St Clair. A esquizofrenia é uma doença caracterizada por perda de afetividade, alucinações e delírios de perseguição.

O estudo foi publicado pela "Biological Psyquiatry" relatando que um modelo de testes de olhar obteve um nível de 98% de acerto ao identificar sujeitos com esquizofrenia. A relação entre movimentos do olhar e esquizofrenia vem sendo estudada a mais de 100 anos. O estudo contou com 2 grupos, um deles com 88
pacientes diagnosticados com esquizofrenia e o outro um grupo controle de, também, 88 pessoas.

Segundo Benson, "as pessoas com esquizofrenia tem déficits em acompanhar uma imagem onde aparece um objeto movendo-se lentamente. No primeiro momento eles não acompanham o objeto e passado algum tempo ficam fazendo movimentos rápidos para acompanhar".

Este estudo se faz importante pois em alguns casos o diagnóstico é complicado de ser feito completamente, o que demanda tempo acumulando sofrimento a esta pessoa e a família. Com este teste de olhar é possível ter o resultado em apenas alguns minutos, sendo que seu custo é bem abaixo do custo convencional.

Estima-se que no brasil 0,7% da população total possui esquizofrenia, este valor é referente há aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.

Fonte:
http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/11/testes-podem-detectar-esquizofrenia-no-olhar-indica-estudo.html

Outras do Blog

Tags

Testes, Detectar, Esquizofrenia, Olhar, Diagnóstico, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?