Videogames violentos podem retardar o desenvolvimento de julgamento moral em adolescentes. - Sinopsys Editora

0

Videogames violentos podem retardar o desenvolvimento de julgamento moral em adolescentes.

14 de Março de 2014

Mirjana Bajovic, da Universidade Brock, decidiu descobrir se havia uma ligação entre os tipos de jogos de videogame, tempo de jogo e os níveis de raciocínio moral dos adolescentes, levando em consideração sua capacidade de assumir a perspectiva dos outros. Ela questionou um grupo de estudantes da oitava série (com idade entre 13 e 14 anos) sobre os seus hábitos e padrões de jogo e determinou seu estágio de raciocínio moral utilizando uma escala estabelecida de um a quatro.

Os resultados, publicados em Educational Media International, indicam que houve uma diferença significativa nos níveis de sociomaturidade entre adolescentes que jogaram videogames violentos uma hora por dia, em relação àqueles que jogam por três horas ou mais.

Bajovic sugere que tanto o conteúdo dos jogos quanto o tempo gasto para jogar contribuem para o fato de que muitos dos jogadores violentos só atingem a segunda fase de maturidade sociomoral. Pesquisas anteriores sugerem que os adolescentes que não têm avançado para além deste ponto "geralmente não tiveram oportunidades suficientes para assumir papéis diferentes ou considerar a perspectiva de outras pessoas na vida real".

"Passar muito tempo dentro do mundo virtual de violência pode prevenir [os jogadores] de se envolver em diferentes experiências sociais positivas na vida real, e no desenvolvimento de um sentido positivo do que é certo e errado", diz o estudo. Curiosamente, não houve correlação entre a quantidade de tempo que o adolescente relatou jogando videogames não violentos e os seus níveis de raciocínio sociomorais.

Bajovic admite que "proibir adolescentes de jogar videogames violentos não é realista". Em vez disso, os pais devem estar cientes de quais jogos seus filhos adolescentes estão jogando e por quanto tempo, bem como o "efeito possível que os jogos de videogame podem ou não ter sobre as atitudes, comportamento e desenvolvimento moral dos seus filhos".

Finalmente, os professores e os pais precisam entender o conteúdo e história dos jogos, bem como discutir o que é "certo e errado dentro das histórias retratadas nos jogos", em casa e em sala de aula. Por mais difícil que essas discussões possam ser, provavelmente a maioria dos adolescentes prefere esta abordagem aos pais puxarem o plugue.

FONTE: Taylor & Francis. (2014, February 4). Violent video games delay development of moral judgment in teens. Science Daily. Retrieved February 6, 2014 from www.sciencedaily.com/releases/2014/02/140204101716.htm

Outras do Blog

Tags

Videogames, Retardamento na adolescencia, Videogames Violentos

Mais

Vistos

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69