Você acredita que é um gênio cômico? Talvez seja somente excesso de confiança - Sinopsys Editora
0

Você acredita que é um gênio cômico?

17 de Outubro de 2016

Não importa o quão mal a piada é contada, às vezes ela vai provocar algumas risadas educadas. Por quê? Porque as normas sociais fazem com que sejamos avessos a fornecer feedback negativo, diz Joyce Ehrlinger, professora assistente de psicologia na Florida State University, cujo laboratório de investigação mais recente recriou interações cotidianas em que as pessoas podem se sentir pressionadas a reter a informação negativa. O trabalho foi intitulado: "Educado, mas não honesto: Como uma ausência de feedback social negativo contribui para excesso de confiança."
Ehrlinger sustenta que a sociedade nos treina para não ferir os sentimentos dos outros, então, raramente ouvimos a verdade sobre nós mesmos - mesmo quando é bem merecido. E isso pode ser um problema para as pessoas excessivamente autoconfiantes que carregam percepções imprecisas excessivamente positivas de como os outros os veem.
Três estudos realizados por Ehrlinger e dois estudantes de pós-graduação do Estado da Flórida - Adam J. Fay e Joanna Goplen - foram modelados após situações sociais embaraçosas em que uma pessoa defende uma posição política que os outros acham condenável. Os pesquisadores suspeitavam que esses momentos geralmente levassem a um silêncio constrangedor mais frequentemente do que a um debate apaixonado.
Para testar isso, eles reuniram participantes não familiarizados com visões opostas sobre uma questão controversa. Ele, então, perguntou pediu a um participante para persuadir o outro do seu ponto de vista sobre a questão. Normalmente o que estava sendo persuadido respondia sorrindo ou concordando vagamente, o que provavelmente reduziu o potencial de conflito, mas deixou o argumentador político com percepções imprecisas, confiante de suas habilidades de debate.
Em um segundo estudo, os participantes exibiam excesso de confiança na sua capacidade de serem engraçados, porque eles falharam em reconhecer que a frequência com que outros riam das piadas não era porque os achavam engraçados e sim para serem educados.
Então, o que exatamente há de tão errado em deixar os outros pensarem que eles são gênios da comédia? Ehrlinger explica desta forma: "Não há dano em vários tipos de excesso de confiança, e não estou sugerindo que devemos parar de viver em uma sociedade educada, porém, o excesso de confiança e a polidez podem custar caro em alguns âmbitos", explica. "Médicos e advogados com excesso de confiança podem oferecer aos seus pacientes maus aconselhamentos", disse ela. "Há vezes em que o excesso de confiança é perigoso, e que poderia ser importante reservar cortesia no serviço de ajudar as pessoas a evitar os perigos do excesso de confiança", finalizou.

REFERÊNCIA: Florida State University. "Think you`re a comic genius? Maybe you`re just overconfident." ScienceDaily. ScienceDaily, 28 July 2012. <www.sciencedaily.com/releases/2012/07/120728150832.htm>.


Outras do Blog

Tags

Confiança, Sinceridade, Relações interpessoais, Habilidade social, Terapia Cognitivo-Comportamental

Mais

Vistos

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?