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Carles Monereo, Juan Ignácio Pozo
SINOPSE
IDEAL PARA
Profissionais da área de educação.
RESUMO
Existe uma prática educacional que possa ser chamada legitimamente de assessoramento? Existem modelos de intervenção que sejam mais adequados para essa prática profissional? É possível formar profissionais dessa prática profissional nas universidades? Neste livro, um conjunto de especialistas de reconhecido prestígio, vinculados tanto à prática de assessoramento como à universidade, examinam a prática de assessoramento educacional.
SUMÁRIO
Apresentação
PARTE I - O Modelo Construtivista de Assessoramento
Capítulo 1. Sobre a noção de assessoramento colaborativo: O que se diz e o que se faz
Capítulo 2. Caracterização e avaliação dos modelos de intervenção psicopedagógica nas escolas de ensino médio
Capítulo 3. Os psicopedagogos e os professores têm as mesmas concepções sobre o ensino e a aprendizagem?
Capítulo 4. O assessoramento sob a perspectiva da educação inclusiva
Capítulo 5. Um modelo de avaliação para a prática de assessoramento
PARTE II - Os Enfoques do Assessoramento com Relação a Outros Ambientes Educacionais
Capítulo 6. O assessoramento em educação não-formal: Um panorama a partir das origens desse modelo de intervenção
Capítulo 7. O assessoramento a famílias com risco psicossocial
Capítulo 8. O assessoramento psicopedagógico na universidade
Capítulo 9. Vinte anos não é nada. Preocupações atuais dos assessores diante da sociedade do conhecimento
Capítulo 10. O assessoramento a equipes de direção e instituições educacionais
PARTE III - As Competências e o Conhecimento Profissional dos Assessores
Capítulo 11. A construção de competências acadêmico-profissionais para o assessoramento educacional
Capítulo 12. Imprescindíveis ou desconectados? Sentimento de competência e necessidades de formação dos orientadores nos
departamentos de orientação
Capítulo 13. Contribuições da pesquisa biográfico-narrativa ao conhecimento da prática de assessoramento em educação
Capítulo 14. O assessoramento na prática. O que sobra e o que importa
PARTE IV - A Formação de Assessores
Capítulo 15. Formação contínua e competência profissional dos assessores psicopedagógicos
Capítulo 16. A formação inicial de assessores a partir do estudo de casos em ambientes semipresenciais
Capítulo 17. Formação a partir de problemas autênticos
Capítulo 18. Análise de contextos de assessoramento. Ajudando a redescrever a representação dos problemas
Capítulo 19. A relação entre formação inicial e permanente dos assessores
Referências
INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Impresso
Formato: 16x23
Páginas: 320
ISBN: 9788536309903
Ano: 2007
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