A Prática de Assessoramento Educacional - Sinopsys Editora
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A Prática de Assessoramento Educacional

A Prática de Assessoramento Educacional

Carles Monereo, Juan Ignácio Pozo

R$ 108,00  no PIX
5 x de R$ 27,00 sem juros

Disponibilidade: Em Estoque

SINOPSE

IDEAL PARA

Profissionais da área de educação.


RESUMO

Existe uma prática educacional que possa ser chamada legitimamente de assessoramento? Existem modelos de intervenção que sejam mais adequados para essa prática profissional? É possível formar profissionais dessa prática profissional nas universidades? Neste livro, um conjunto de especialistas de reconhecido prestígio, vinculados tanto à prática de assessoramento como à universidade, examinam a prática de assessoramento educacional.


SUMÁRIO

Apresentação


PARTE I - O Modelo Construtivista de Assessoramento

Capítulo 1. Sobre a noção de assessoramento colaborativo: O que se diz e o que se faz

Capítulo 2. Caracterização e avaliação dos modelos de intervenção psicopedagógica nas escolas de ensino médio

Capítulo 3. Os psicopedagogos e os professores têm as mesmas concepções sobre o ensino e a aprendizagem?

Capítulo 4. O assessoramento sob a perspectiva da educação inclusiva

Capítulo 5. Um modelo de avaliação para a prática de assessoramento


PARTE II - Os Enfoques do Assessoramento com Relação a Outros Ambientes Educacionais

Capítulo 6. O assessoramento em educação não-formal: Um panorama a partir das origens desse modelo de intervenção

Capítulo 7. O assessoramento a famílias com risco psicossocial

Capítulo 8. O assessoramento psicopedagógico na universidade

Capítulo 9. Vinte anos não é nada. Preocupações atuais dos assessores diante da sociedade do conhecimento

Capítulo 10. O assessoramento a equipes de direção e instituições educacionais


PARTE III - As Competências e o Conhecimento Profissional dos Assessores

Capítulo 11. A construção de competências acadêmico-profissionais para o assessoramento educacional

Capítulo 12. Imprescindíveis ou desconectados? Sentimento de competência e necessidades de formação dos orientadores nos

departamentos de orientação

Capítulo 13. Contribuições da pesquisa biográfico-narrativa ao conhecimento da prática de assessoramento em educação

Capítulo 14. O assessoramento na prática. O que sobra e o que importa


PARTE IV - A Formação de Assessores

Capítulo 15. Formação contínua e competência profissional dos assessores psicopedagógicos

Capítulo 16. A formação inicial de assessores a partir do estudo de casos em ambientes semipresenciais

Capítulo 17. Formação a partir de problemas autênticos

Capítulo 18. Análise de contextos de assessoramento. Ajudando a redescrever a representação dos problemas

Capítulo 19. A relação entre formação inicial e permanente dos assessores


Referências



INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Impresso

Formato: 16x23

Páginas: 320

ISBN: 9788536309903

Ano: 2007

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