Adolescentes, o Doping Intelectual e o Acesso ao Ensino Superior - Sinopsys Editora

0
Adolescentes, o Doping Intelectual e o Acesso ao Ensino Superior

Adolescentes, o Doping Intelectual e o Acesso ao Ensino Superior

Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro

ESGOTADO

SINOPSE

O livro Adolescentes, o doping intelectual e o acesso ao ensino superior faz uma importante discussão sobre um fenômeno contemporâneo, o doping intelectual, também chamado de aprimoramento cognitivo farmacológico. O doping intelectual refere-se ao uso de tecnologias neurocientíficas para monitoramento e manipulação das funções cerebrais, por exemplo, usar remédios para melhorar o funcionamento do cérebro e aprimorar o desempenho cognitivo. O interesse por estimulantes cognitivos surgiu no início dos anos 1990, com uma espécie de obsessão pública por produtos que pudessem aumentar artificialmente a inteligência, proporcionando um cérebro potente, que pensasse rápido, lembrasse mais depressa das coisas e com isso garantisse algumas vantagens competitivas.
Um dos medicamentos mais utilizados no Brasil com essa finalidade é o Cloridrato de Metilfenidato, comercializado com o nome de Ritalina ou Concerta. Ele tem sido utilizado por estudantes universitários, empresários e profissionais da saúde que visam a aumentar a capacidade produtiva para cumprir prazos e metas. No entanto o fármaco pode levar a reações adversas, que vão de nervosismo, insônia, supressão do crescimento, até outras mais graves, como episódios psicóticos, ideação suicida e morte cardíaca súbita.
Nesse contexto, a autora considera que, por essa prática estar se disseminando na sociedade e chegando aos alunos do ensino médio, é necessário caracterizar a percepção deles sobre o uso de medicamentos para aprimoramento cognitivo, buscando identificar condições preditoras ao uso dessas substâncias. Para atingir tal objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo com sujeitos oriundos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas, privadas e profissionalizantes, e de cursinhos públicos e privados das cidades de Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP).
Para compreender melhor essa prática, a autora convida-o à leitura do livro, que faz, ainda, uma cuidadosa análise da história da educação no Brasil, das instituições educacionais e dos processos de ensino, particularmente do ensino médio, demonstrando que não só o acesso, mas também a permanência do jovem na escola, favorece uma situação de fracasso escolar que compromete o futuro de uma importante parcela da população.


AUTORA
Emilia Suitberta de Oliveira Trigueiro


DADOS TÉCNICOS
ISBN: 9788547332310
Edição: 1ª
Ano da edição: 2019
Número de páginas: 217
Encadernação: Brochura
Peso: 100 gramas
Largura: 16 cm | Comprimento: 23 cm | Altura: 2 cm

_Veja também_

Saiba antes

de promoções

e lançamentos



Cursos

e Eventos

Evento Sergipano sobre TDAH

de 24/02/2024 até 24/02/2024 - Hotel Arcus - Aracaju

Ler mais Outros Eventos

Atendimento personalizado disponível de segunda a sábado das 8h às 18h(exceto feriados).

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?
Sinopsys Editora e Sistemas Eireli CNPJ: 10.740.484/0001-69