Autores pesquisadores e clínicos que estão envolvidos de alguma forma em produzir uma melhor neuropsicologia infantil brasileira estão neste livro, que aproxima o leitor com temas relevantes da avaliação neuropsicológica infantil. Avaliar crianças é sempre um grande desafio, e o profissional deve conhecer os relatos dos pais, professores, os fatores cognitivos, comportamentais e ainda o processamento emocional adaptado à idade e à fase do desenvolvimento de forma interdisciplinar. Assim, nesta obra, são apresentadas discussões importantes sobre o uso de instrumentos de avaliação comportamental e emocional, fatores cada vez mais presentes nas abordagens clínicas a crianças e ao desenvolvimento.
Livro dispõe de formulários digitais.
CONHEÇA O SUMÁRIO
Capítulo 1. Avaliação Neuropsicológica Infantil: aspectos históricos, teóricos e técnicos.
Capítulo 2. O uso do "Inventário de Comportamentos para Crianças e Adolescentes" (CBCL) e Outros Instrumentos do ASEBA na Avaliação Neuropsicológica Infantil.
Capítulo 3. Avaliação Neuropsicológica Infantil: caracterização a partir de uma experiência institucional.
Capítulo 4. Avaliação Neuropsicológica das Funções Executivas na Infância.
Capítulo 5. Avaliação Neuropsicológica Infantil das Funções Visuoconstrutivas: por que, o que, como e para que avaliar?
Capítulo 6. Avaliação Neuropsicológica no Contexto Neurocirúrgico Infantil.
Capítulo 7. Avaliação Neuropsicológica do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade em Crianças e Adolescentes.
Capítulo 8. Avaliação Neuropsicológica da Discalculia do Desenvolvimento.
Capítulo 9. Avaliação das Habilidades e Dificuldades de Leitura e Escrita.
Capítulo 10. Avaliação Neuropsicológica Infantil na Dislexia.
Psicóloga. Especialista em Neuropsicologia e em Grupoterapia. Mestre e Doutora em Ciências da Saúde - Neurociências pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente no Curso de Psicologia da Uniritter. Docente no Curso Psicoterapias Cognitivas e no Curso de Especialização em Psicoterapias Cognitivas na Infância e Adolescência do InTCC/RS. Coordenadora da Especialização em Neuropsicologia do InTCC/RS. Sócia diretora do Instituto de Neuropsicologia.