Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências - Sinopsys Editora
0
Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências

Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências

André Luiz Moreno, Wilson Vieira Melo

ESGOTADO

SINOPSE

Casos clínicos em saúde mental: diagnóstico e indicação de tratamentos baseados em evidências possibilita a estudantes, professores, pesquisadores e clínicos compreender os transtornos mentais mais comumente encontrados na população brasileira a partir de relatos contextualizados à nossa realidade.


Neste livro André Luiz Moreno e Wilson Vieira Melo reúnem destacados profissionais que trazem uma discussão sobre modelos diagnósticos em psicopatologia e noções imprescindíveis sobre psicoterapia baseada em evidências, além de capítulos que abordam transtornos específicos, incluindo: apresentação do transtorno, caso(s) clínico(s), critérios diagnósticos e diagnóstico diferencial, além de estratégias de tratamento empiricamente validadas.



CONHEÇA O SUMÁRIO


Capítulo 1. Modelos diagnósticos em psicopatologia

Capítulo 2. Psicoterapia baseada em evidências

Capítulo 3. Transtorno depressivo maior

Capítulo 4. Transtorno bipolar

Capítulo 5. Esquizofrenia

Capítulo 6. Transtorno de ansiedade generalizada

Capítulo 7. Transtorno de ansiedade social

Capítulo 8. Transtorno de pânico

Capítulo 9. Transtorno obsessivo-compulsivo

Capítulo 10. Transtorno de estresse pós-traumático

Capítulo 11. Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade

Capítulo 12. Transtorno da personalidade borderline

Capítulo 13. Obesidade e transtorno de compulsão alimentar periódica

Capítulo 14. Anorexia nervosa e bulimia nervosa

Capítulo 15. Transtorno relacionado ao uso de álcool

Capítulo 16. Transtorno de insônia

Capítulo 17. Dores crônicas e interfaces com transtornos mentais


Índice


PÚBLICO-ALVO


Estudantes, professores, pesquisadores, clínicos e demais interessados em saúde mental.


CONHEÇA OS AUTORES


André Luiz Moreno

Graduado em Psicologia, Bacharelado em Psicologia e Bacharelado Especial em Pesquisa pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). É Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É Doutor em Saúde Mental pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP). É Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental (Instituto WP-Porto Alegre). É Terapeuta Cognitivo-comportamental certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas. Atua em terapia cognitivo-comportamental, com especial ênfase em Transtornos de Ansiedade. Pesquisador em Psicologia Cognitiva e Neuropsicologia, com ênfase em pensamentos desadaptativos dos transtornos de ansiedade; avaliação de pensamentos negativos repetitivos e ansiedade; e efeitos de pensamentos intrusivos e da ansiedade nas funções executivas.


Wilson Vieira Melo

Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio de pesquisa na University of Virginia (USA) estudando o viés cognitivo nos transtornos de ansiedade. Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e com Treinamento Intensivo em Terapia Comportamental Dialética no The Linehan Institute Behavioral Tech. Atualmente, é professor de Pós-Graduação em nível de Especialização em Terapia Cognitiva e Terapia Comportamental Dialética em diversos estados do Brasil. Participou dos Estudos de Campo para elaboração do Código Internacional de Doenças - CID 11 (OMS). Presidente da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC (Gestão 2019-2021). Coordenador Geral do processo de implementação da Certificação de Terapeutas Cognitivos no Brasil pela FBTC (2013-2017). Coordenador do Curso de Formação em Terapia Comportamental Dialética da instituição Elo Psicologia e Desenvolvimento em Porto Alegre - RS. Membro da Association for Contextual Behavioral Science (ACBS). Fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS). Fundador do Instituto de Terapia Cognitiva do Rio Grande do Sul (ITC-RS) em Porto Alegre - RS, onde atua como psicoterapeuta, presta supervisão clínica e consultoria diagnóstica.


DADOS TÉCNICOS


ISBN: 9786558820529

Formato: 17,5 x 25 cm | 232 páginas | Peso: 507g.

Ano: 2022

Veja também

Receba promoções
e lançamentos

Este site usa cookies

Nós armazenamos dados temporariamente para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos termos e condições.
     
Item adicionado ao seu carrinho, o que deseja fazer agora?